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o que é sales enablement

O que é Sales Enablement e quais os benefícios em Vendas?

Você sabe o que é Sales Enablement e como essa área se conecta com o aperfeiçoamento contínuo da sua operação de vendas? 

Ter times de vendas bem estruturados, equipados e com informações é o que garante que todos os vendedores tenham as mesmas oportunidades e a gestão identifique as melhores abordagens e top performers. Especialmente em empresas B2B, o alinhamento da operação em diferentes frentes é o que pode fazer os vendedores performar ou não.

Desse modo, Sales Enablement pode ser entendido tanto como um processo contínuo quanto como um cargo. O objetivo central é garantir que toda a equipe esteja municiada com as mesmas habilidades e competências necessárias para performar bem.

Na prática, a estratégia ajuda a otimizar os resultados da equipe de vendas, proporcionando melhorias na produtividade e satisfação dos vendedores por meio de treinamentos, mapeamento e aperfeiçoamento de processos, enquanto proporciona celeridade e eficiência. 

Saiba mais sobre como ele funciona, quais os seus benefícios e como pode beneficiar a performance da sua equipe de vendas!

Afinal, o que é Sales Enablement? 

Sales Enablement é uma estratégia que visa aumentar a performance dos times de vendas, proporcionando melhorias na produtividade, satisfação e engajamento da equipe. 

Esta estratégia é representada por um ou mais profissionais encarregados e envolve o uso de ferramentas digitais, sistemas de treinamento, redes sociais internas e processos de vendas mais ágeis para tornar os vendedores mais bem equipados para lidar com os desafios.

Seu objetivo final é garantir que a operação funcione com eficiência e escalabilidade, sem fricções.

Embora esta seja uma descrição genérica, as atribuições e responsabilidades de um profissional de Sales Enablement dependerão da realidade de cada empresa.

Todas essas responsabilidades devem ser pensadas para favorecer o funcionamento geral da operação e contribuir para a geração de receita na empresa.

Como Sales Enablement pode beneficiar o time de vendas?

benefícios de sales enablement

Sales Enablement pode prover os vendedores com conhecimentos e habilidades necessárias para se adaptar a um novo ambiente, bem como as melhores práticas para trabalhar de forma eficiente e produtiva. 

Além disso,pode aumentar a colaboração entre vendedores em todos os níveis da empresa, criando um padrão consistente de processos que valorize a experiência do usuário. Todos esses fatores são cruciais para potencializar os resultados da sua equipe de vendas.

Algumas formas de contribuir para o desenvolvimento do time incluem elaborar e/ou fornecer:

  • Treinamento de vendas (incluindo organização de eventos, curadoria de conteúdo e criação/aperfeiçoamento de rotinas);
  • Mapeamento de processos e carências do time para suprir;
  • Suporte para a estruturação de times comerciais;
  • Desenhar processos de vendas considerando as diferentes áreas de atuação (SDR, BDR, closer, além de Inbound e Outbound) e detalhá-los ao time;
  • Otimização de processos que perpassam vendas, receita e marketing;
  • Seleção de ferramentas que geram eficiência operacional.

Ferramentas e processos de Sales Enablement

Com o intuito de garantir um desempenho significativo nos processos de vendas, ferramentas e processos específicos foram criados e podem ser usados para alcançar os resultados desejados. 

Ferramentas como treinamento online e simulações, exercícios de motivação, dasboards, relatórios de desempenho, documentação técnica são fundamentais para que nenhum vendedor fique para trás no processo. 

Além disso, processos como definições de KPIs (Indicadores-chave de performance) também são importantes para garantir a execução da estratégia de maneira eficaz.

Quais as etapas essenciais para implementar uma estratégia de Sales Enablement?

A implementação de uma estratégia de Sales Enablement deve seguir algumas etapas básicas para garantir sucesso e maior retorno sobre o investimento feito. 

Como cada operação tem necessidades e maturidades distintas, nem sempre é possível replicar o mesmo caminho de implementação, mas algumas fases importantes para garantir que a implementação de Sales Enablement aconteça com êxito incluem:

  • Recrutar ou definir quem será o profissional encarregado pelo cargo;
  • Treinar esse profissional e alinhar a respeito do que é esperado;
  • Definir um processo operacional que deve estar especificado no Playbook;
  • Identificar ferramentas e processos que ajudem a cumprir suas tarefas e monitorar os resultados esperados;
  • Definir como o sucesso será mensurado e quais KPIs servirão como base para análises de desempenho.

Conheça o Programa de Liderança e Gestão em Vendas e saiba como implementar processos de Sales Enablement com eficiência no seu time.

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