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Como criar uma estratégia de negócios? Confira 6 passos!

Não há para onde fugir: a estratégia de negócios irá fazer uma empresa ascender ou quebrar. No entanto, o desenvolvimento de uma estratégia consistente e eficaz não precisa ser algo assustador.

No curso online Business Strategy, o professor Felix Oberholzer-Gee da Harvard Business School afirma que a estratégia é simples. O segredo? Concentrar-se na criação de valor da sua organização.

“Estratégia muitas vezes soa como um conceito elevado que apenas os executivos mais seniores podem desenvolver. Mas, na verdade, qualquer um pode pensar e agir estrategicamente. Não precisa ser difícil; tudo o que você precisa é de uma estrutura comprovada.”

Confira abaixo por que a importância de uma estratégia consistente, os fundamentos da estratégia baseada em valor e seis etapas para desenvolver a sua própria.

Por que você precisa de uma estratégia de negócios?

Estratégia de negócios nada mais é do que o desenvolvimento, alinhamento e integração das iniciativas estratégicas de uma empresa para dar-lhe uma vantagem competitiva no mercado. 

A elaboração de uma estratégia de negócios pode garantir que você tenha um plano claro para atingir as metas organizacionais e continuar a sobreviver e prosperar.

De acordo com um estudo da Bridges Business Consultancy, 48% das organizações falham em atingir metade de suas metas estratégicas e 85% não atingem dois terços.

Uma das possíveis abordagens incluem a estratégia baseada em valor, que simplifica o processo ao alavancar a estrutura de value stick para focar na vantagem que seu negócio cria. 

6 etapas para desenvolver uma estratégia de negócios baseada em valor

1. Defina seu propósito

Ao abordar a estratégia de negócios, definir o objetivo da sua organização pode ser um ponto de partida útil.

Isso é vital para criar valor para clientes e funcionários, especialmente se o objetivo da sua organização estiver vinculado a uma causa, como proteção ambiental ou problemas sociais específicos.

Uma pesquisa recente conduzida pela empresa de energia limpa Swytch descobriu que quase 75% dos millennials aceitariam uma redução no salário se isso significasse trabalhar para uma empresa ambientalmente responsável

Além disso, quase 40% escolheram um trabalho em detrimento de outro por causa das práticas de sustentabilidade de uma organização.

Há, ainda, uma pesquisa da Harvard Business Review que mostra que a motivação dos consumidores para comprar de marcas sustentáveis ​​está aumentando. As vendas de produtos identificados como sustentáveis ​​cresceram mais de cinco vezes mais rápido do que os que não eram.

Ao começar com um propósito, sua organização pode criar mais valor no futuro.

2. Avalie a oportunidade de mercado

Em seguida, entenda o cenário competitivo do seu mercado

– Quais empresas possuem participações no mercado? 

– O que diferencia os produtos de seus concorrentes dos seus? 

– Existem necessidades não atendidas que sua organização poderia aproveitar?

Conduzir essa pesquisa antes de planejar uma estratégia é fundamental para identificar como sua organização oferece valor exclusivo ao cliente e oportunidades para criar ainda mais.

3. Crie valor para os clientes

Com uma compreensão do mercado e do propósito de sua empresa, você pode determinar como sua organização oferece valor único ou maior e criar estratégias para melhorar.

Na escala de valor, o valor identificado pelos clientes é chamado de “encantamento do cliente”. Desse modo, isso pode ser aumentada aumentando a disposição a pagar (willing to pay) e diminuindo o preço do produto. Se baixar o preço não for uma opção, faça um brainstorm de como você pode tornar o produto mais valioso para os clientes, aumentando assim sua disposição de pagar.

Algumas maneiras de criar valor para o cliente incluem:

  • Baixar o preço do produto;
  • Aumentar a qualidade física e longevidade do produto;
  • Fornecer atendimento ao cliente rápido e de alta qualidade e uma experiência de compra tranquila;
  • Aproveitando os benefícios proporcionados pelo networking de clientes, se aplicável, para criar uma comunidade de usuários (como fazemos na Exchange!);
  • Incorporar uma causa comumente defendida pela comunidade.

4. Criar valor para fornecedores

Além de criar valor para os clientes, você também precisa oferecer valor para os fornecedores. Isso pode incluir qualquer empresa que forneça matérias-primas, mão de obra e transporte para ajudar sua organização a produzir bens ou prestar serviços.

A verdade é que a relação entre uma empresa e seus fornecedores pode ser conflituosa, visto que ambos querem aumentar suas margens. No entanto, existem maneiras de criar valor para ambas as partes.

Algumas maneiras de fazer isso incluem:

  • Concordar em pagar mais por materiais de maior qualidade, embora isso aumente o excedente do fornecedor, também pode aumentar a satisfação do cliente final, aumentando a disposição para pagar, ou aumentar a margem da empresa, permitindo que, nessa cadeia, você aumente a precificação;
  • Trabalhar com o fornecedor para aumentar a eficiência: essa estratégia pode aumentar o excedente do fornecedor ao reduzir o custo geral da mão de obra do fornecedor e sua disposição de vender.

5. Crie valor para os funcionários

A criação de valor para os funcionários é uma parte crítica de uma estratégia de negócios eficaz e pode ser avaliada usando a value stick, que abordamos mais profundamente neste artigo. Pense em seus funcionários como o “fornecedor” de mão de obra.

A satisfação do funcionário pode ser aumentada aumentando suas remunerações ou agregando valor de outras maneiras, pois funcionários satisfeitos podem proporcionar uma melhor experiência ao cliente, resultando em maior satisfação e, consequentemente, fidelidade e LTV.

Alguns exemplos de maneiras de criar valor para seus funcionários incluem:

  • Oferecer salários competitivos e bônus;
  • Fornecer flexibilidade de local de trabalho, seja sua equipe totalmente remota ou híbrida;
  • Auxiliar no desenvolvimento profissional;
  • Criar um local de trabalho rico em diversidade de experiências, identidades e ideias;
  • Promovendo uma cultura organizacional de apoio.

6. Mapeie a estratégia para tarefas acionáveis ​​e KPIs

Em meio à criação de valor para cada um dos três grupos, não se esqueça da quarta parte que precisa de valor: sua empresa, afinal, ao criar valor para funcionários, fornecedores e clientes, você também cria valor para sua empresa.

Para garantir que você esteja acompanhando as metas, determine seus principais indicadores de desempenho.

Além disso, defina quais métricas constituem o sucesso e como você relatará os resultados ao longo do tempo. 

Em seguida, divida cada uma das metas de criação de valor acima em itens de ação. Por exemplo, que medidas você pode tomar para aumentar a remuneração de seus funcionários? Quem será o responsável por cada tarefa?

Ter atribuições acionáveis ​​e métricas claras para o sucesso permitirá uma transição suave da formulação da estratégia para a execução.

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