canvas-proposta-de-valor-vendas-comercial

O que é Canvas Proposta de Valor? Como funciona em Vendas?

Canvas Proposta de Valor é uma ferramenta suplementar ao Business Model Canvas que ajuda a garantir que um produto ou serviço seja posicionado em torno do que o cliente, de fato, quer, valoriza e/ou precisa.

“Não encontre clientes para seu produto, encontre produtos para seus clientes” – esta máxima resume bem a função do Canvas Proposta de Valor.

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos. Há muitas razões que levam a esse altíssimo percentual. Não satisfazer uma necessidade real do mercado é uma delas – e é aí que o CPV pode ajudar um negócio!

Milhares de produtos e serviços chegam ao mercado diariamente. A comunicação desses lançamentos deixa claro, de maneira explícita ou implícita, que são os melhores em relação aos concorrentes e às suas próprias versões anteriores.

Mas compreender as necessidades dos clientes e projetar seu produto no mercado é uma tarefa muito complexa. Os requisitos do cliente para realizar uma compra incluem uma mistura de muitos fatores – que, muitas vezes, podem ser contraditórios.

É importante que as empresas mapeiem quais são essas necessidades; quais elas gostariam de abranger e priorizem quais elas querem resolver primeiro; e o que resolver – isso também significa posicionamento de mercado. Para fazer isso de forma sistemática, o Canvas Proposta de Valor ajuda os times de produto, marketing e áreas correlatas a se aterem às necessidades do consumidor e ao impacto do produto.

Afinal, o que é Canvas Proposta de Valor?

O termo Canvas Proposta de Valor é a tradução de Value Proposition Canvas, modelo criado por Alexander Osterwalder, Yves Pigneur e Alan Smith – os mesmos autores do Business Model Canvas – com o objetivo de mapear o valor percebido pelos clientes e pode ser usado tanto em estratégias inbound quanto outbound.

Trata-se de uma ferramenta de modelo de negócios que ajuda a garantir que o produto ou serviço de uma empresa esteja alinhado às necessidades e preferências do consumidor, e que ele esteja posicionado de acordo, aumentando as chances de venda.

O objetivo principal é, portanto, criar um “ajuste” entre o produto e o mercado. Para que isso aconteça, o CPV explora mais profundamente esses dois (dos nove) blocos do Business Model Canvas: Segmento de Clientes e Proposta de Valor.

Quais são as vantagens de usar o Canvas Proposta de Valor?

• Compreender o cliente, com as suas necessidades e expectativas;
  • Desenvolver um produto de acordo com o que seu cliente precisa e deseja;
  • Comparar um produto que você já possui com a necessidade do usuário;
  • Identificar ajustes necessários do seu produto em relação às necessidades do mercado;
  • Evitar produzir algo que ninguém quer ou irá consumir;
  • Economizar tempo, dinheiro e esforço.

Composição do CPV

Como mencionado, o modelo é composto por apenas dois blocos – proposta de valor e segmentação de cliente. Eles são o núcleo do modelo de negócios porque se concentram em “O quê” e “Para quem”. Em outras palavras, como sua empresa entrega valor ao seu público.

O modelo tem dois hemisférios: de um lado, está o Perfil do Cliente – que é dividido em:

• Trabalhos do cliente (jobs-to-be-done)
  • Dores
  • Ganhos.

Do outro lado, está a Proposta de Valor, também subdividida em três:

• Produtos & Serviços
  • Criadores de Ganhos
  • Aliviadores de dor.

Vamos conferir cada um:

Perfil do cliente

1.  Trabalhos a serem feitos

Representa o que seu cliente está tentando fazer. Você deve incluir todas as tarefas que os clientes estão tentando realizar, os problemas que estão tentando resolver e as necessidades que desejam satisfazer.

Também é importante anotar a frequência e a importância de cada trabalho, e todos os diferentes papéis que o cliente tem que desempenhar e em que contextos.

Essas tarefas podem ser:

• Sociais: Status, aceitação
  • Emocionais: Segurança, bem-estar
  • Funcionais: Tarefa ou obrigação
  1.  Dores

Este campo engloba tudo o que incomoda seu cliente enquanto ele está realizando seu trabalho a ser feito, como experiências e emoções negativas, desafios, riscos envolvidos, custos financeiros, erros e consequências etc.

Lembre-se de classificar cada dor de acordo com sua intensidade e registre a frequência com que ela tende a ocorrer também.

• O que acontece quando o cliente tenta fazer essas atividades?
  • Quais os maiores problemas que ele enfrenta para realizar essa tarefa?
  • O que seu cliente perde quando não consegue realizar essas tarefas?
  1.  Ganhos

São todos os benefícios que seu cliente espera ou deseja – ou mesmo algo que o surpreenderia positivamente –, sejam eles funcionais, emocionais, sociais ou financeiros. Em suma, tudo o que os encanta e torna a sua vida mais fácil, mais alegre ou mais bem-sucedida.

Você pode classificar cada ganho por relevância e indicar a frequência deles.

Vale lembrar que você deve criar um perfil para cada segmento de cliente. Depois de mapear os perfis de seus clientes, o próximo passo é identificar qual valor eles vão perceber com seu produto ou serviço.

• O que acontece/deveria acontecer quando o cliente consegue fazer essas atividades?
  • O que ele ganha realizando essa atividade de forma objetiva? E de forma subjetiva?
  • O que precisamos promover para nosso cliente ser feliz?