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Conflitos Produtivos: Como gerenciar e desenvolver times?

Quando pessoas do seu time começam um embate a respeito de decisões, caminhos ou formas de trabalhar, cabe ao líder interromper o comportamento, certo?

Nem sempre! Os conflitos podem – e devem – ser trabalhados estrategicamente para que o local de trabalho possa melhorar com a ajuda da percepção dos envolvidos. É aí que o conceito de conflitos produtivos entra em jogo.

Embora o termo conflito tenha, a priori, uma semântica negativa, em ambiente de trabalho e nos relacionamentos interpessoais, de modo geral, pode ser uma forma de gerar novos embates positivos.

O conflito é, na verdade, uma base dialética que ajuda a contrapor ideias, identificar falhas e caminhar para o avanço. Significa que as partes envolvidas se importam o suficiente a ponto de discordarem.

No trabalho, o conflito produtivo se torna muito mais fértil quando a empresa é gerida em direção a este tipo de cultura. Quando gestores e líderes incentivam os embates e a participação dos colaboradores em decisões – importantes ou corriqueiras – toda a operação pode sair ganhando e, em última instância, a própria empresa.

Mas é importante garantir que isso seja feito de forma estruturado e que, durante todo o momento, haja respeito e a cultura da companhia não seja ferida.

Uma empresa com pouco ou nenhum conflito produtivo é um local em que os funcionários cumprem o que lhes é atribuído, sem pensar estrategicamente ou no impacto que seus resultados causam.

Fomentar uma cultura de conflitos produtivos é um caminho possível para engajar o seu time. Mas como fazer e gerenciar isso na prática? Como manter o controle da situação e garantir que os embates gerarão resultados efetivos?

O que é conflito produtivo e por que normalizá-lo?

De acordo Liane Davey, psicóloga, estrategista de negócio e colunista da Harvard Business Review,

“Para obter um conflito produtivo, você precisa criar uma expectativa de que haverá (e deve haver) tensões em sua equipe.

Se você pode articular como são as tensões desejáveis, saudáveis e produtivas, você pode impedir que as pessoas interpretem a diversidade de pensamentos como uma dinâmica disfuncional. Você pode ajudá-los a ver isso, por exemplo, Vendas e Operações deveria estar em tensão um com o outro.

Se Vendas e Operações não estão frustrando um ao outro, alguém não está se esforçando o suficiente. As vendas devem procurar soluções brilhantes, novas e diferenciadas para os clientes, enquanto as Operações devem tentar criar consistência que ofereça suporte à eficiência.

Há uma tensão natural e saudável lá. Da mesma forma, há tensão entre pesquisa e marketing, funções corporativas e de campo e assim por diante.” 

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Os membros da equipe expressam suas diferentes opiniões para chegar a uma solução comum. É uma parte importante da comunicação saudável.

Liderança e gestão de times sempre tiveram impacto direto na performance dos funcionários, mas em um cenário pós-pandêmico, em que fenômenos como o quit quitting e great resignation são ameaças preocupantes, as empresas precisam cada vez mais lançar mão de uma gestão que dê suporte a seus talentos e ao desenvolvimento de seus times.

Embora os membros da equipe possam discordar, as ideias de todos devem ser ouvidas e respeitadas. Um ambiente sem julgamento faz com que todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões.

O conflito é uma parte saudável do processo de desenvolvimento, mas o importante é garantir que os times tenham as habilidades certas para lidar com as diferenças.

Conflito produtivo como aliado da liderança

conflito produtivo como aliado da liderança

A gestão de conflitos é uma habilidade que todos os membros da equipe devem ter, mas é especialmente importante em pessoas que assumem a posição de liderança.

Líderes precisam gerenciar muitos tipos de pessoas dentro de sua equipe e, devido às nossas diferenças como indivíduos, o conflito pode ser inevitável.

No entanto, os gestores devem encorajar as equipes a encontrar seu próprio processo no manejo de conflitos produtivos. Isso capacita as equipes e lhes dá maior autonomia para encontrar soluções.

Incentivar um discurso aberto e honesto fortalece as relações com os funcionários e promove maior produtividade.

Nesta esteira, algumas situações com as quais podemos nos deparar incluem:

1. Conflito criativo

O conflito criativo geralmente surge durante o processo de brainstorming e faz parte do guarda-chuva de conflitos produtivos. Ideias criativas contraditórias podem fazer com que os membros da equipe discordem. Mas isso não é necessariamente algo ruim.

A criatividade floresce quando funcionários com diferentes perspectivas trabalham juntos. Ideias conflitantes sobre como abordar uma tarefa podem levar à inovação e a novas soluções, além de desafiar os membros a ampliar suas habilidades.

2. Conflito de tarefas

Também conhecido como conflito de conteúdo, o conflito de tarefas ocorre quando os membros da equipe estão coordenando tarefas.

Os funcionários podem interpretar as instruções dadas para as atribuições de trabalho de maneiras diferentes – ou pode haver discussões sobre como conduzir o trabalho ou sob a gestão de quem determinada tarefa deve permanecer.

O conflito, neste contexto, pode aumentar a produtividade ao esclarecer as atribuições de tarefas e os procedimentos da empresa.

Por meio de diálogo e debate, papéis e responsabilidades são atribuídos. Isso promove a responsabilidade individual e cria clareza sobre os processos e procedimentos. 

Vale lembrar que o job description, as atribuições, os rituais, processos e métodos devem estar bem estabelecidos no Playbook da empresa. Neste artigo explicamos como montar um Playbook e quais suas vantagens.

É comum haver, por exemplo, conflitos entre times de Marketing e Vendas. Os impasses entre departamentos são frequentes principalmente em relação a metas e objetivos que se chocam por falta de comunicação entre as áreas. Não é raro encontrar times de vendas reclamando que marketing envia leads desqualificados, enquanto os times de marketing apontam que os vendedores queimam os leads.

O foco deve ser sempre gerar resultados e impacto positivo na vida dos clientes.

3. Conflito de relacionamento

Quando os membros da equipe trabalham com alguém que não compartilha suas opiniões, pode ocorrer este tipo de conflito.

Não é raro que diferenças religiosas, políticas ou até mesmo raciais causem atritos.

Mas valores e opiniões diferentes são benéficos para o crescimento. Diversidade e inclusão beneficiam as equipes em todos os níveis, desde que haja respeito de todos os lados.

Como canalizar o conflito produtivo para gerar soluções?

– Não perca de vista o resultado objetivado;

– Ouça ativamente e permita que todos se expressem;

– Documento todos os pontos levantados;

– Gerencie as emoções e os comportamentos passionais.

Quando o conflito é mal administrado, pode prejudicar os relacionamentos e o crescimento de uma equipe. Mas, quando tratado de maneira respeitosa, o conflito oferece uma oportunidade de crescimento.

Muitas vezes as pessoas podem não se sentir confortáveis para discordar, desse modo, indagar opiniões dissonantes ou questionar quanto à fragilidade percebida pelos colaboradores em torno de uma ideia pode ser uma forma de estimular o embate.

Não se esqueça de documentar tudo que for relevantemente levantado durante o embate. Embora no calor de um conflito não seja possível vislumbrar uma solução, ao documentar diferentes perspectivas, torna-se possível elaborar novas abordagens.

Quando o embate é abordado da forma certa, tem a capacidade de remodelar a empresa e ser o motor propulsor de mudanças importantes e significativas.

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