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Curso de liderança e gestão

Curso de Liderança e Gestão: Como escolher a melhor formação?

Um bom curso de liderança e gestão em vendas fornece aos alunos as bases para que possam se desenvolver enquanto proporcionam o desenvolvimento de seus liderados. Mas escolher a melhor opção pode não ser uma tarefa fácil – especialmente com tantas opções à disposição.

Mas além de saber qual formação escolher, a pessoa que ocupa a posição de liderança deve identificar as oportunidades, seus pontos fortes e fracos e, ao tornar-se consciente dessas defasagens, ter um plano de ação para supri-los.

A verdade é que em times comerciais, é comum e até mesmo esperado que bons vendedores ascendam e assumam a liderança. Mas ter ótimas skills de vendas não necessariamente garante uma boa gestão do time.

Nessa nova cadeira, entram em jogo novas competências e habilidades importantes não apenas aos resultados individuais, mas coletivos da companhia. Saber quais são elas, é crucial para direcionar os conhecimentos que você precisa ter.

O que considerar ao escolher um curso de Liderança e Gestão em Vendas?

Antes de investir em uma formação que te ajuda a ser um líder completo e preparado para os desafios do mundo de vendas, é importante reconhecer os seus próprios pontos fortes e fracos para saber onde alocar mais esforço e energia.

De fato, um bom líder de vendas precisa dominar algumas frentes e garantir que, naquilo que ele não seja tão bom, possa delegar a quem o faça com excelência.

Após este autodiagnóstico, direcionar a procura por um curso de liderança será mais proveitoso!

Alguns fatores a se ter em mente na hora de escolher sua formação, incluem:

Nível de experiência dos mentores/facilitadores

Ao optar por uma formação de liderança em vendas, é fundamental que avalie o perfil dos instrutores para garantir que eles tenham experiência real em empresas nos modelos de negócio que pretendem atingir.

Avalie também quais os cases de sucesso que já acompanhou e os resultados obtidos com seus alunos.

Certifique-se ainda que sua jornada de aprendizagem inclui conteúdos práticos no qual os instrutores possam referir dificuldades reais do seu cotidiano.

Verifique quais outras empresas já realizaram essa formação

É aconselhável conhecer a experiência de outras empresas na realização desta mesma formação.

Investigue quais os benefícios, bem como os resultados alcançados no curso de liderança e gestão pretendido. Benchmark é sempre bem-vindo e você poderá entender percepções mais subjetivas a respeito da formação que você está considerando adquirir.

Avalie se a ementa abrange as suas necessidades

O conteúdo programático de um curso de liderança e gestão é um ponto a não se perder de vista: é por meio da ementa que você consegue antecipar o que irá aprender durante a formação.

De modo geral, cada profissional tem seus desafios e pontos a serem desenvolvidos, mas, no ecossistema de vendas, alguns conteúdos são indispensáveis para uma liderança de alta performance – tais como:

Liderança

Um líder de vendas precisa saber que contratação e seleção não são coisas (apenas) de RH. Ele deve fazer parte do processo desde a definição do perfil pretendido até a escolha que se adeque aos desafios que a operação enfrenta.

O encantamento de talentos também faz parte de sua missão. Domínio em tipos mais eficientes de feedback, rotinas de ramp up, plano de sucessão, liderança situacional, delegação, análise de desempenho são vitais para uma liderança eficiente.

Gestão

Além de saber como motivar e engajar o time, a gestão em vendas é responsável por boa parte do sucesso da companhia e garante que as contas sejam pagas.

Procure por formações que entreguem conteúdo de ponta em compensation plan, processos e definição de métricas, frameworks, estruturação de CRM, arquitetura de dados, Revenue Operations e outros pontos que fizer sentido à sua operação.

Uma gestão eficiente alinhada a boas práticas de Marketing e Growth é o que fará o seu time ser convertido em uma máquina de vendas.

Desse modo, você conseguirá escalar as operações de forma acelerada e eficiente.

Ter conhecimentos sobre as atribuições, processos e benefícios proporcionados por sales enablement, por sua vez, é vital para organizar dados e processos, enquanto organiza treinamentos para o time.

Habilidades necessárias à Liderança em Vendas

Boas habilidades de comunicação: Um líder eficaz deve ter excelentes habilidades de comunicação. Eles devem ser capazes de articular conceitos e ideias de forma clara e concisa e ser capazes de motivar e inspirar sua equipe.

Skills de liderança: Procure ser um líder que tenha uma presença forte e que possa inspirar respeito de sua equipe. Você deve ser capaz de motivar sua equipe para atingir seus objetivos e liderar pelo exemplo.

Pensamento inovador: No mundo dos negócios acelerado de hoje, é importante ser um líder inovador e adaptável. Ter capacidade de criar novas estratégias que possam ajudar a equipe de vendas a ficar à frente da concorrência é vital.

Habilidades de coaching e treinamento: Um bom líder de vendas deve ser capaz de treinar seus liderados para ajudá-los a melhorar suas habilidades e desempenho. Procure candidatos que tenham experiência em treinar e orientar outras pessoas.

Adaptabilidade e agilidade: Um líder de vendas bem-sucedido precisa ser capaz de se adaptar às mudanças nas condições do mercado e ajustar as estratégias de vendas de acordo. Procure candidatos que sejam adaptáveis, flexíveis e ágeis em sua abordagem.

Pensamento analítico e visão data-driven: Ser capaz de identificar padrões, cruzar dados, corrigir rotas a partir de números levantados e agir de acordo com os resultados obtidos é vital à performance da companhia. Um líder deve também ser um gestor eficaz.

Conclusão

Investir na liderança comercial envolve autoconhecimento, consciência de seus pontos fortes e fracos, uma formação que contemple todos os conhecimentos necessários.

Tão importante quanto tudo isso, é garantir que as suas necessidades pontuais sejam atendidas por essa formação.

Dê preferência a formações que garantam:

– Mentorias personalizadas;

– Conteúdo teórico e prático, com dicas e informações complementares para aplicar de acordo com sua realidade;

– Profissionais com track record;

– Desenvolvimento contínuo;

– Espaço virtual para troca entre os alunos e benchmark é um diferencial pelo qual vale a pena procurar.

O Programa de Liderança e Gestão em Vendas é a imersão mais completa do mercado para líderes de operações comerciais e reúne todos os atributos mencionados.

Com mais de 30 facilitadores, a ementa foi preparada para contemplar os diferentes desafios que os líderes enfrentam no dia a dia profissional.

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