O termo Mindfulness se popularizou nos últimos anos. Neste período, temos visto o quanto a saúde mental pode ser uma aliada da performance no ambiente de trabalho.
Seja em intervalos breves ou em um período mais longo do seu dia, o mindfulness impacta a qualidade de vida de muitas maneiras e torna o desempenho mais afiado – nos tópicos seguintes você entenderá por quê.
Neste artigo, você também verá de perto as dicas e técnicas de vendas aportadas no mindfulness que aumentarão suas vendas e melhorarão o ambiente geral de trabalho.
Dica #1. Mentalidade Positiva
Você é o que você pensa.
E como vendedor, as pessoas têm o poder necessário para fazer ou não as vendas. É por isso que ter uma mentalidade positiva é crucial. Para desenvolver este tipo de mentalidade, você deve focar em:
- Ser confiante em quem você é e na posição que tem;
- Não ter medo de rejeição ou fracasso e saber como ressignificá-los para melhorar sua performance;
- Lembrar-se que você está oferecendo um produto ou serviço que seu cliente precisa; e
- Permanecer atento e consciente à maneira como você se comunica com seu cliente.
Dica #2. Escuta ativa
Sabe aquela sensação de que você está perto de alguém, ouve o que a pessoa fala, mas não está internalizando realmente e precisa pedir que repita? Isto é comum quando estamos desinteressados na conversa. É um sinal de que a escuta ativa precisa ser aperfeiçoada.
Por outro lado, quando você sente que alguém está, de fato, escutando e absorvendo genuinamente o que diz, sente um vínculo e deseja se conectar com eles em um nível mais profundo.
Se você quer ter sucesso nas vendas, esse é o tom que você quer passar para todos os clientes. E o mindfulness te ajuda nisso!
Seja para ouvir as necessidades de um cliente recorrente ou as preocupações de um colega de trabalho, dominar as habilidades de escuta ativa ajudará bastante a incutir confiança em seu ouvinte de que você pode atender às necessidades de maneira eficaz.
A escuta ativa envolve:
- Olhar a outra pessoa nos olhos durante a conversa (quando possível, já que às vezes o contato é feito por telefone ou e-mail);
- Ouvir esforçando-se para se colocar no lugar do seu interlocutor;
- Repetir para o seu cliente o que ele acabou de dizer para garantir a compreensão e gerar conexão;
- Manter uma expressão facial positiva;
- Manter uma postura de escuta ativa que inclui manter os braços e as pernas descruzados; e
- Manter seu telefone guardado e fora de vista para evitar desvio de atenção.
Nunca subestime o impacto positivo que a escuta ativa pode ter em suas vendas!
Diretores/Heads de vendas devem se atentar especialmente a este fator para entender o que funciona para os liderados e o que é desperdício de energia. Isso envolve, em grande parte, saber quais perguntas fazer e como lidar com as respostas.
Dica #3. Espelhamento
O espelhamento é uma abordagem da Programação Neurolinguística e ocorre quando um indivíduo replica sutilmente os comportamentos verbais e físicos de outro – e quando usado corretamente. Desse modo, é uma ferramenta poderosa em um time de vendas.
O espelhamento pode incluir:
- Replicar a linguagem corporal ou a posição corporal do outro;
- Usar um tom de voz semelhante;
- Manter o mesmo nível de energia e excitação na conversa;
- Usar o mesmo estilo de comunicação; e
- Ocasionalmente, imitar gestos, como um aceno de cabeça ou aceno de mão, de maneira sutil.
Se feito corretamente, o espelhamento pode ajudar a:
- Promover uma conexão rápida;
- Eliminar possíveis objeções (como falta de confiança);
- Dar uma sensação de empatia;
- Aumentar sua simpatia; e
- Aumentar as chances de conversão de vendas.
Acontece que se o espelhamento não for sincero, convincente ou se for óbvio demais, pode ter o efeito oposto ao pretendido. Por isso é crucial ter tato suficiente para entender os limites da sua tática e avaliar os resultados obtidos com a técnica – este deve ser o principal balizador para avaliar se está funcionando ou não.
Dica #4. Empatia
A empatia é definida como ser capaz de reconhecer e compreender alguns elementos sociais e emocionais, tais como…
- Emoções
- Sentimentos; e
- Pontos de vista
… daqueles ao seu redor.
Mas afinal, como a empatia pode impactar as vendas?
Você se lembra de seu último encontro com um vendedor que achava que sabia exatamente o que você queria — sem sequer parar para ouvir sua real necessidade? Então: Zero empatia. E provavelmente, zero vendas.
A capacidade de mostrar empatia permite que você tenha uma compreensão mais profunda do problema do seu cliente – e como resolvê-lo.
Implementar a empatia como técnica de vendas pode ser tão simples quanto:
- Praticar a escuta ativa;
- Fazer perguntas relevantes e se atentar genuinamente às respostas;
- Evitar julgar ou fazer suposições; e
- Reconhecer e validar os sentimentos de seus clientes.
Dica #5. Meditação
Se você está se perguntando o que a meditação tem a ver com as vendas, então você pode se surpreender com o impacto que essa prática desempenha na performance de vendedores e gestores.
Uma pesquisa publicada pelo Pacific Neuroscience Institute mostrou que a meditação combate o estresse diminuindo a quantidade de cortisol que produzimos – enquanto estimula a liberação de nossos “hormônios felizes”, incluindo serotonina, dopamina e endorfina.
Com níveis de estresse mais baixos, você pode abordar seu trabalho com um maior nível de foco, assim como melhorar o desempenho.
A meditação pode ajudar a aumentar as vendas, principalmente, por:
- Melhorar as habilidades de escuta, permitindo conversas de vendas mais focadas e profundas;
- Aumentar o autocontrole dos funcionários;
- Minimizar os níveis de estresse e reatividade;
- Melhorar a autoestima e resiliência mental; e
- Aumentar as habilidades de pensamento crítico
É por isso que, se você deseja criar um ambiente de trabalho mais saudável – e aumentar as vendas – implementar uma cultura que incentive o mindfulness e a saúde mental, de modo geral, no local de trabalho pode ser benéfico para o seu time, além de ser um fator relevante para melhorar o desempenho do time de vendas.
Dica Bônus: Técnica Pomodoro
O desenvolvedor e empresário Francesco Cirillo criou a Técnica Pomodoro – uma ferramenta de gestão de tempo – no final dos anos 1980, quando era estudante universitário e usava um cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano) para organizar sua agenda de estudos.
A princípio, ele testou diferentes intervalos de trabalho, começando com dois minutos e estendendo-os até uma hora, até perceber que eles estavam ficando muito longos para manter o foco em uma tarefa.
Em seguida, Cirillo chegou à conclusão que o período ideal para realizar suas tarefas com total foco e concentração era 25 minutos, seguidos por 5 minutos de descanso.
De acordo com o autor, a técnica Pomodoro treina as pessoas para se concentrarem melhor nas tarefas, limitando o tempo que tentam manter esse foco e garantindo intervalos restauradores do esforço.
Hoje em dia, há vários aplicativos e programas que ajudam a gerenciar o tempo com eficiência enquanto você se dedica aos projetos. No fim do dia, pode medir o seu desempenho e acompanhar os melhores padrões para adaptar a sua rotina e a sua gestão de tempo.
O método também os ajuda a superar suas tendências de procrastinação – um dos principais fatores responsáveis por prejudicar a produtividade.
Mas afinal, como a técnica pomodoro se conecta ao mindfulness?
As janelas de tempo entre uma atividade e outra podem ser usadas estrategicamente. Esse período, além de desacelerar a atividade cerebral, induz o ócio criativo para que você volte às suas tarefas com mais vigor e disposição.
Essas são algumas técnicas que a liderança comercial deve conhecer e dominar para estimular a alta performance, satisfação e retenção dos funcionários. Explore novas competências no Programa de Liderança e Gestão em Vendas e torne-se um líder inspirador e que desenvolve os seus liderados!