Cerca de 70% dos problemas em vendas estão relacionados a pessoas — seja na contratação ou no treinamento inadequado. Um onboarding bem estruturado pode minimizar esses desafios e preparar sua equipe para atingir melhores resultados.
E se o resultado não está aparecendo, pode ser hora de parar e pensar:
- Será que estamos contratando as pessoas certas?
- O treinamento oferecido realmente prepara os vendedores para o campo?
- O foco do onboarding está em reduzir o tempo de rampagem e te direciona para o resultado?
Se o onboarding não estiver redondo, seus vendedores demoram mais pra começar a performar e você pode estar deixando de colocar dinheiro pra dentro.
Além de afetar diretamente a receita gerada, um onboarding falho também aumenta o turnover, já que vendedores que não se sentem preparados tendem a sair mais rápido.
Isso gera custos adicionais com novas contratações e treinamentos, além de comprometer a moral da equipe e a consistência dos resultados. Um processo de onboarding eficiente não só acelera o tempo até a primeira venda, como também contribui para a retenção de talentos e a estabilidade do time.
Recentemente, ajudamos um cliente a analisar a eficiência do onboarding usando os dados do programa de onboarding + dados da performance do CRM.
Se você também quer otimizar o onboarding da sua equipe, a Drivops oferece uma avaliação de maturidade + template de para ajudar sua empresa a atingir melhores resultados.
Para avaliar a eficiência do onboarding, analisamos o cenário inicial, onde foram consideradas tanto habilidades técnicas quanto comportamentais:
Análise de habilidades comportamentais
Análise de Onboarding
O que analisamos do onboarding comercial:
Começamos examinando as bases do programa de onboarding: 46 atividades distribuídas ao longo de duas semanas, envolvendo cinco vendedores, e avaliando aspectos comportamentais e técnicos.
Depois, cruzamos esses dados com as métricas de performance no CRM: tempo até a primeira ligação, intervalo até a segunda, e tempo necessário para fechar as primeiras vendas.
Essa análise detalhada nos permitiu identificar onde estavam os gargalos, levando a ajustes que não só reduziram o tempo de rampagem, mas também trouxeram os resultados de vendas mais próximos das metas.
Diagnóstico do Onboarding Comercial e Rampup de Vendas
Quem entendeu melhor o produto teve mais consistência e vendeu melhor. O tempo entre a primeira e a segunda venda diminuiu e, com isso, ajustamos o processo de onboarding, diminuindo de três para duas semanas.
Moral da história: Entender a causa raiz dos problemas é essencial para fechar mais negócios. Quando você identifica a ineficiência do processo a partir do rastreamento em cada etapa do onboarding, é possível ajustar as estratégias, tomar decisões baseadas em dados e preparar seu time pra vender mais rápido.
Quanto dinheiro você está deixando na mesa por conta de um onboarding ineficiente?
Talvez seja hora de rever e fazer alguns ajustes. Vamos nessa?