JOLT Effect: O que é e Como utilizar em Vendas

Jolt Effect - Método e Técnica de Vendas

Jolt Effect se trata de Lidar com a indecisão de um potencial cliente e é um dos desafios mais latentes dos vendedores – ela pode se manifestar em qualquer etapa do processo comercial por não enxergar valor na solução que está na mesa.

Mesmo com os esforços do vendedor em fazer com que o lead avance e venha a se tornar um ganho, não enxergar pragmaticamente a forma como o produto o ajuda é um empecilho e faz com que ele permaneça no limbo da indecisão.

Quando o vendedor percebe que este é o caso, ele pode acionar diferentes estratégias para enfrentar a situação.

Mas antes de decidir como ele vai avançar no discurso de vendas, ele deve ser capaz de entender a origem da indecisão do cliente.

Isso porque, muitas vezes, a raiz da indecisão nem sempre é verbalizada ou tão explícita. 

Foi justamente esse cenário que motivou Matt Dixon a investigar as principais causas da indecisão dos clientes e as estratégias eficazes para superá-la.

Assista ao Webinar da Camely Rabelo, cofundadora da Exchange, em parceria com a Ploomes sobre o Método JOLT.

O resultado dessa pesquisa está condensado na metodologia JOLT, que, por sua vez, está condensada no livro The JOLT Effect.

Jolt Effect

Leia o artigo completo sobre Técnicas de Vendas: [Guia Visual Completo]

Entenda mais sobre essa metodologia e como você pode utilizar em vendas:

Como JOLT foi criado?

Matthew Dixon e Ted McKenna conduziram uma pesquisa por meio de machine learning que analisou mais de 2 milhões e meio de gravações de vendas, com os seguintes objetivos:

  1. Mapear os principais motivos de indecisão de leads
  2. Identificar os comportamentos mais eficazes para que os vendedores consigam tirar um potencial cliente da indecisão e concretizar uma venda.

Com uma amostra extremamente representativa, os autores conseguiram, na prática, identificar o que diferencia um vendedor de alta performance de um vendedor mediano quando o assunto é tirar o cliente do estado de indecisão.

Um fator curioso notado é que mesmo utilizando frameworks mais adequados e playbooks validados, haviam muitas situações em que o cliente é, de fato, o ICP,  tem orçamento, tem consciência da necessidade, tem autoridade para tomar decisão, reconhece que a solução ofertada pode ajudá-lo, ou seja, ele preenchia todos os pré-requisitos, mas ele simplesmente não avançava.

Isso se deve ao crescimento da indecisão.

Levando em consideração os comportamentos de compra, os pesquisadores perceberam que na verdade, 44% das indecisões eram por preferir permanecer como estavam, pois acreditavam que “em time que está ganhando, não se mexe”, enquanto 56% eram simplesmente por medo de errar, mesmo entendendo que o cenário seria muito melhor com a solução apresentada.

O cenário é ainda mais hostil quando perceberam que 87% das oportunidades estudadas demonstraram um nível moderado ou alto de indecisão, o que quer dizer que os leads de fato decididos são exceção.

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Por que é importante entender a indecisão do cliente?

Compreender a indecisão do cliente é uma competência que deve fazer parte das habilidades de todo vendedor, que uma hora ou outra enfrenta a falta de confiança de potenciais clientes e precisa enfrentar isso para performar e atingir suas metas.

De acordo com a pesquisa mencionada, entre 40% e 60% dos negócios hoje são perdidos devido à indecisão do cliente

Essa é uma porcentagem enorme de vendas perdidas devido ao que, superficialmente, parece não ser culpa do vendedor – o cliente simplesmente não estava pronto para tomar uma decisão. 

O problema aqui é que os clientes que parecem simplesmente “não estar prontos” também consomem uma grande parte do tempo, esforço e recursos da equipe.

Entender as causas da indecisão permite que o vendedor identifique medos e inseguranças que podem estar travando a decisão, seja por excesso de opções, falta de clareza nos benefícios ou medo de assumir o que pensa ser um risco. 

Quando o vendedor consegue diagnosticar corretamente esses fatores, ele pode adaptar sua abordagem para oferecer soluções mais direcionadas e personalizadas, como esclarecer dúvidas, simplificar as escolhas ou minimizar riscos percebidos.

O que é JOLT Effect, na prática?

JOLT Effect é uma metodologia de vendas que dá instrumentos para os vendedores avaliarem e contornarem a indecisão dos clientes.

Após entenderem como a dinâmica de tomada de decisão estava acontecendo, os pesquisadores criaram uma metodologia para ajudar os vendedores a lidar com a indecisão dos clientes.

Essa metodologia é baseada na percepção da natureza da indecisão do cliente, que podem ser as seguintes:

  • Preocupação em escolher a opção errada
  • Preocupação por não terem feito o “dever de casa” suficiente 
  • Receio de não receber aquilo pelo qual estão pagando

Com base nessas premissas, os autores criaram o JOLT, um acrônimo que significa:

  • Julgar a indecisão
  • Oferecer sua recomendação
  • Limitar a exploração
  • Tirar o risco da mesa

Entenda como cada etapa funciona:

  1. Julgar a indecisão

Este é o momento em que o vendedor deve tentar entender se a indecisão é algo reversível ou não. 

Um bom vendedor sabe quando deve parar de investir tempo e energia em um negócio sem potencial de fechamento. Para chegar a essa resposta, ele deve conseguir julgar a indecisão.

Ao conversar com ele, busque entender se a origem da indecisão se deve à falta de clareza na explicação do vendedor, no desconhecimento do cliente sobre o assunto ou no medo da mudança. 

A indecisão está sempre enraizada em algo que deve ser julgado para que a situação seja revertida. 

Para isso, instigue o cliente a falar sobre suas demandas, necessidades e preocupações. Repita afirmações que ele fez para se sentir estimulado a falar mais sobre. 

Quando ele verbaliza suas preocupações, o vendedor tem oportunidade de contornar possíveis objeções antecipadamente, expandindo a sua capacidade de decidir. 

Caso o cliente apresente sinais moderados de indecisão, o vendedor consegue saber que a negociação pode ser fechada, mas possivelmente levará um tempo até se consolidar. 

Por outro lado, se os clientes se mostraram altamente indecisos logo de início, será necessário desqualificá-lo e partir para oportunidades mais quentes.

  1. Oferecer sua recomendação

Bons vendedores sabem que os clientes indecisos estão procurando orientação

Quando os clientes se mostram parcialmente indecisos, uma postura que deve ser tomada pelos vendedores é oferecer uma recomendação para o problema que eles trouxeram à mesa. 

Mas isso só faz sentido racionalmente para o cliente quando a sua recomendação está altamente alinhada às necessidades dele. Se ele tiver a percepção que a sua recomendação é uma tentativa de empurrar uma venda a qualquer custo, o efeito obtido vai ser oposto.

Tem um outro fator importante nessa equação: provavelmente o cliente sabe que tem à disposição uma infinidade de produtos para escolher – e isso aumenta ainda mais a indecisão.

Ao oferecer uma recomendação, vendedores de alta performance não perguntam ao cliente o que ele quer, ao invés disso, eles dizem ao cliente o que eles precisam, demonstrando sua expertise no assunto e mostrando que, de fato, entendem e se importam com o cliente.

  1. Limitar a Exploração

É comum, especialmente nas vendas B2B, vendedores se preocuparem em dar muitas informações para que os potenciais clientes se sintam seguros, confiantes e assistidos.

Mas isso quase nunca é a melhor estratégia.

O problema é que informações demais podem aumentar a indecisão, o que exige do vendedor uma postura de filtrar e apresentar apenas as informações que são relevantes para a tratativa. 

Quanto menor é o escopo da negociação, mais fácil é para o cliente entender o que está sendo ofertado e como isso vai impactar a operação dele. 

Algumas dicas práticas para limitar a exploração do seu cliente são:

  • Evite falar muito mais além do que o cliente perguntou;
  • Assuma o controle do fluxo de conversa. Não ceda o controle do diálogo, seja para alguém de dentro da sua empresa (como algum especialista de uma área técnica) ou para o cliente; 
  • Procure por sinais de não aceitação implícita. Vá atrás das incertezas dele e certifique-se de que elas sejam refutadas.

  1. Tirar o Risco da Mesa

Tirar o risco envolve apresentar propostas que deem mais segurança ao lead para reduzir o risco percebido.

Algumas estratégias que você pode usar para minimizar isso são:

  • Elaboração de contratos personalizados;
  • Concessão de períodos de teste da sua ferramenta;
  • Garantia de reembolso caso as coisas não funcionem como o esperado;
  • SLAs personalizados. 

O grande objetivo dessa etapa é gerar confiança no comprador e reduzir o receio por perdas que ele pode vir a ter. 

O levantamento da pesquisa mostrou que as negociações que não têm opções para minimizar os riscos têm uma taxa de ganho de apenas 22%, enquanto as vendas que são feitas a partir dessas ações saltam para 46%.

Conclusão

Um vendedor experiente consegue antecipar os momentos de indecisão para lidar com eles de um jeito mais assertivo.

Algumas formas de fazer isso são:

  • Conheça seu cliente como pessoa, se possível. Ele demonstra tendências que indicam incapacidade de tomar decisões? Ele é o principal tomador de decisão? Ele tem um histórico de comportamentos decisivos? Entender a personalidade, as necessidades e os motivadores do seu cliente vai te ajudar a identificar momentos de indecisão com antecedência.  
  • Identifique as preocupações do cliente. Com o que seu cliente mais se preocupa quando se trata dessa negociação? Ele está preocupado com o que escolher? Ele se sente inseguro ao considerar se realmente explorou todas as opções? Entender as preocupações dele te dá insumos para antecipar e lidar com potenciais objeções e transformar elas em oportunidades de venda. 
  • Entenda o ambiente. Quais outros fatores podem impactar o processo de tomada de decisão do cliente? O ambiente econômico é incerto? Tem alguma dinâmica de decisão interna da empresa? 

Quando você consegue entender todos os estressores que podem impactar a venda, bem como a causa-raiz da indecisão, você tem munição para agir em tempo hábil e atribuir confiança à negociação.

A Exchange é uma Consultoria de Vendas B2B especialista na construção de processos e playbooks de vendas. Conheça mais sobre a Exchange.

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