Contratar uma Consultoria de Vendas é uma forma de acelerar os resultados de uma empresa baseando-se em metodologias e práticas que já foram validadas e se provaram eficientes para atingir resultados e metas.
O mercado dispõe de programas e treinamentos prontos e engessados que dificilmente irão funcionar para todas as necessidades de negócio.
Por outro lado, a consultoria de vendas personalizada e baseada em um diagnóstico prévio vai proporcionar o ajuste de estratégias pontuais, melhorando aquilo que está travando o crescimento.
Somando a isso a expertise de especialistas que já impactaram positivamente o mercado, o seu time pode contar com uma estruturação eficiente e estará pronto para crescer de forma sustentável.
Como Funciona a Contratação da Consultoria de Vendas?
As etapas que acontecem a contratação da consultoria de vendas nem sempre são lineares, mas elas sempre surgem da necessidade de melhorar o desempenho do time e atingir os resultados esperados.
O consultor atua como um guia, que juntamente com o líder de vendas desenha um plano de ação em perspectiva de cronograma para as iniciativas que serão tocadas durante o percurso.
Quando o gestor ou até mesmo a direção da empresa entende que há espaço para melhoria, começa a busca por uma empresa especializada, capaz de ajudar de forma imersiva o time, otimizando todas as áreas que forem passíveis de melhorias, como, por exemplo:
- Revisão da estratégia GTM (Go-To-Marketing), avaliando se o plano de entrada no mercado pode ser melhorado ou readequado de acordo com as características dos produtos e serviços ofertados;
- Análise da forma atual de gestão e acompanhamento do pipeline, bem como as etapas, as métricas de sucesso e os gatilhos de passagem;
- Aprimoramento dos critérios de qualificação de leads;
- Avaliação de performance dos diferentes canais de aquisição e eventuais ajustes;
- Organização dos treinamentos técnicos que os vendedores precisam a partir de um assessment inicial;
- Auxílio na estruturação ou reestruturação do plano de comissionamento;
- Dentre outras iniciativas.
Após identificar a necessidade e a importância da contratação da consultoria de vendas, cabe ao gestor buscar as opções disponíveis no mercado.
Provavelmente ele vai se deparar com uma infinidade de opções: desde profissionais que estão começando a atuar nessa área até empresas renomadas que reúnem inúmeros cases de sucesso e que já impactaram significativamente o mercado, como a Exchange.
Após a escolha do provedor da consultoria e a aprovação da proposta, o projeto é dividido em fases, geralmente iniciando com uma imersão na operação de vendas e nos processos atuais.
Nesse momento, a consultoria avalia processos, ferramentas, indicadores de desempenho e estrutura da equipe para mapear os pontos que precisam ser ajustados ou otimizados.
Com essa análise, são definidas ações práticas para melhorar a eficiência e os resultados comerciais.
Saiba mais: Consultoria de Vendas: o que é, o que faz e tudo o que você precisa saber para contratar
Afinal, Por Que Contratar uma Consultoria de Vendas?
Dentre as principais razões que justificam a contratação de uma consultoria de vendas, algumas delas são:
1. Acelerar os Resultados Aprendendo com Quem Já Fez
Existem várias formas de ganhar velocidade e eficiência em vendas, mas revisar os processos a partir do olhar crítico de especialistas que fazem isso sistematicamente é uma das formas de encurtar caminhos para o time atingir a alta performance, baseando-se nas iniciativas que já deram certo em cenários semelhantes.
A consultoria de vendas reúne especialistas que conhecem as melhores práticas de mercado, dominam as estratégias mais eficazes e, tão importante quanto isso, sabem quais erros evitar.
Esse aprendizado permite que a equipe de vendas supere os gargalos com mais agilidade, evitando etapas de tentativa e erro que poderiam comprometer o crescimento da empresa.
Uma consultoria pode, por exemplo, implementar rapidamente metodologias comprovadas para melhorar a qualificação de leads ou otimizar o funil de vendas, o que ajuda a equipe a focar nos clientes certos e a fechar negócios com mais agilidade.
Esse apoio capacita os gestores a liderarem o time com um direcionamento mais assertivo, acelerando o alcance das metas.
2. Economizar Tempo e Dinheiro Encurtando Caminhos
Seguir por uma abordagem de tentativa e erro eventualmente vai te levar a entender quais são as melhores práticas de trabalho, mas esse caminho é o mais ineficiente porque envolve custos altos e tempo desnecessário alocado em iniciativas que não têm garantia de sucesso.
Em vez de investir em abordagens diferentes, ferramentas ou treinamentos sem saber ao certo quais realmente vão trazer resultados, a consultoria de vendas foca nas estratégias que têm maior chance de sucesso, ajustadas às necessidades específicas do negócio.
A expertise do consultor de vendas também permite orientar o time para que os investimentos sejam alocados apenas nas ferramentas e nos processos certos, potencializando o ROI.
3. Estruturar os Processos com as Melhores Práticas de Mercado com uma consultoria de vendas
Uma empresa sem processos definidos e padronizados não tem condições de escalar os resultados.
Quando cada profissional atua seguindo seus próprios padrões, o resultado fica inconsistente e difícil de ser mensurado.
A consultoria de vendas, por outro lado, traz a expertise e as melhores práticas do mercado para estruturar os processos de vendas de maneira visando à eficiência operacional e eficácia em termos de resultados concretos.
Isso é vital para empresas que querem ter escalabilidade e garantir que cada etapa do processo comercial funcione com precisão e consistência.
Consultores especializados analisam o ciclo de vendas atual da empresa e identificam oportunidades de melhoria, implementando frameworks, metodologias e ferramentas que já são reconhecidas por promover melhorias em diversas indústrias.
É comum que em algumas operações, os vendedores sejam norteados pelo seu histórico ou então apenas pelo que o líder diz para fazer. Mas sem desdobrar isso em processos devidamente documentados, essa alta margem de flexibilidade prejudica os resultados.
A consultoria de vendas trabalha com o gestor para definir as novas rotinas comerciais e os processos, evitando ações improvisadas e aumentando a previsibilidade dos resultados.
4. Incrementar os Resultados do Seu Time de Vendas com Capacitação
Desenvolver a cultura de desenvolvimento contínuo deve fazer parte da cultura organizacional e, mais especificamente, da subcultura comercial.
Mas isso não se limita a liberar um tempo semanal para que os vendedores treinem e estudem; é preciso direcionar esse treinamento para que eles reflitam ganhos relevantes para a operação.
Por exemplo: se a operação está encontrando leads qualificados, mas está com dificuldade em convertê-los, após uma análise do pipeline, o gestor pode direcionar treinamentos de técnicas de fechamento, de persuasão e de contorno de objeção.
Com o apoio de uma consultoria de vendas, a capacitação é feita de forma estratégica, considerando as necessidades específicas do time e as oportunidades de desenvolvimento mais relevantes, podendo inclusive conjugar treinamentos mais formais, como cursos e workshops, a pílulas de conteúdo altamente direcionadas, adotando o conceito de microlearning.
A consultoria de vendas não vai oferecer apenas o treinamento técnico, mas também trabalhar as habilidades comportamentais que o time precisa desenvolver, de acordo com as exigências da operação.
Isso inclui desde técnicas de prospecção e negociação, como BANT e GPCT, até o aprimoramento de habilidades de comunicação e gestão de tempo.
5. Reduzir o Ciclo de Vendas e Ter Mais Previsão de Resultados
A redução do ciclo de vendas está entre os principais desafios em vendas corporativas. Quanto maior é o ciclo médio de vendas, maior é o tempo que a empresa leva até obter receita em um processo de venda.
A consultoria de vendas pode contribuir para isso diagnosticando e ajustando os pontos mais problemáticos e morosos do funil de vendas, ou seja, aqueles que atrasam a jornada do cliente.
Isso inclui desde o aprimoramento de processos de qualificação de leads, até a implementação de scripts e abordagens personalizadas, sempre com um olhar crítico de eliminação de etapas desnecessárias.
Esse fluxo mais ágil gera impacto direto nos resultados e nas metas de receita.
Além disso, com o ciclo de vendas mais previsível e estruturado, a empresa passa a ter uma visão mais clara de seu pipeline e maior assertividade no forecast, o que facilita o planejamento financeiro e ajuda na definição de metas realistas e atingíveis.
Conclusão
Enfrentar os desafios que o mercado apresenta não é fácil: isso requer conhecimento e domínio de boas práticas de gestão, acompanhamento constante e, de quebra, ainda é preciso garantir que o time esteja engajado e se movimente em direção aos objetivos estratégicos.
Embora existam diversas estratégias e metodologias que podem ser implementadas para alcançar maior eficiência no dia a dia de vendas, contar com a ajuda de uma consultoria de vendas é uma maneira comprovada de acelerar esse processo.
A consultoria de vendas oferece uma perspectiva externa, e quando aliada à expertise e ao histórico de sucesso, consegue identificar rapidamente as áreas de melhoria e implementar as melhores práticas do mercado.
Quando um especialista tem um histórico de resultados consistentes, isso não apenas valida sua abordagem, mas também inspira confiança na equipe comercial.
Com a orientação correta, as empresas podem otimizar seus processos, capacitar seus colaboradores e reduzir o ciclo de vendas, tudo isso de forma mais rápida e eficaz, mantendo os resultados dentro do planejado.