Planejamento de vendas: O que é e Como Fazer

Planejamento de Vendas

Toda empresa deve se preocupar em estruturar o planejamento de vendas, independentemente do mercado em que atua ou do seu porte.

O objetivo final de toda empresa é vender. Mas isso envolve muito mais do que pegar um produto e oferecer ao cliente. O gestor precisa ter uma estratégia de vendas bem desenhada para atingir os objetivos de receita.

Essa estratégia, por sua vez, precisa estar refletida no planejamento de vendas, indicando o caminho que a equipe vai seguir e as métricas que devem ser acompanhadas para entender se o sucesso está sendo alcançado.

Se o planejamento comercial ainda não faz parte da rotina de vendas, continue lendo e tire as suas dúvidas.

Assista aqui às aulas gratuitas que o Ricardo Okino, cofundador da Escola Exchange, ministrou sobre Planejamento de Vendas

Aula 1 – Planejamento comercial de Vendas


Aula 2 – Planejamento comercial de Vendas

O que é um Planejamento de vendas?

O planejamento comercial, na prática, é um documento que contém os objetivos de vendas e um roadmap das iniciativas que a área precisa seguir para alcançar essas metas.

Isso envolve todo o mapeamento do mercado até a definição das metas de negócio,  estabelecendo estratégias claras para isso.

Premissa importante:

Existem cenários distintos no momento de planejamento comercial, onde pode ser que já exista uma meta ou necessidade de crescimento (top down) ou que seja necessário a apresentação de um planejamento comercial apresentando as possibilidades de crescimento (bottom up).

Principais dicas iniciais para o planejamento de vendas:

1. Independente do cenário, apresente 3 Planos de Crescimento: Um plano mais arrojado, um plano mais factível e um plano mais conservador, junto com uma perspectiva de orçamento e análise de ROI e economics por plano. O grande objetivo é entender se faz sentido e se existe histórico de confiança o suficiente para executar cada tipo de plano, qual o investimento para cada cenário e o retorno.

2. Use o máximo de histórico, referências ou benchmarks para premissas de conversão e performance de vendas, mas utilize racionais relacionados a capacidade produtiva para estimar headcount.

3. Faça projeções de crescimento separado por iniciativas que irão sustentar o resultado de crescimento e outras que iniciativas que irão incrementar ou gerar novos resultados.

4. Faça o desdobramento de objetivos, posteriormente, deixando claro os objetivos de crescimento de negócio atrelando metas a cada unidade de negócio de vendas, as iniciativas que irão trazer o resultado e as expectativas individuais de como irão contribuir com o crescimento.

Posteiormente, os principais elementos que compõem um planejamento comercial são:

Go-to-Market (GTM)

A estratégia Go-to-Market é a estratégia de inserção de um novo produto ou serviço no mercado.

O objetivo é fazer uma análise detalhada e completa sobre mercado e público e, a partir disso, definir as melhores estratégias para o lançamento do produto em questão.

Imagine que a sua empresa está prestes a lançar um novo produto ou então explorar um novo mercado. 

Alguns questionamentos podem ser levantados aqui e o líder de vendas pode, inclusive, ter que respondê-las à diretoria e aos investidores, tais como:

  • Qual é o ICP?
  • A estratégia de precificação está considerando custos, margem e estratégia de posicionamento de marca?
  • Qual a estratégia de comunicação para a campanha de lançamento?
  • Quais canais iremos usar para divulgar o produto?
  • Como vamos nos relacionar com potenciais clientes?
  • A operação de vendas vai ser inbound ou outbound?
  • A fatia de market share que o produto pode atingir é significativa?

A estratégia GTM deve responder a perguntas como essa e ser responsável por detalhar como a empresa pretende atingir os objetivos enquanto conquista presença no mercado.

No planejamento comercial, também devem estar definidas as métricas de sucesso e KPIs que serão monitorados para avaliar a eficácia da estratégia. 

Estabelecer metas realistas para aquisição, retenção e expansão de clientes ajuda a criar o caminho para um crescimento consistente e sustentável.


Estrutura de Vendas

A estrutura comercial é um dos itens que deve ser contemplado no planejamento comercial, pois define como a equipe de vendas será organizada e distribuída para atingir os resultados. 

A estruturação envolve a definição de papéis e responsabilidades, a segmentação de territórios ou contas, e a escolha do modelo de vendas mais adequado para o negócio, seja ele baseado em inside sales, field sales, ou então um modelo híbrido. 

Por exemplo, uma empresa que atende a clientes B2B complexos pode ter uma equipe de vendas dividida entre hunters e farmers. A estruturação pode definir como alocar tempo e energia em adquirir novos clientes e a parcela da equipe que vai gerenciar os clientes já existentes, buscando upsell e cross-sell.

Outro aspecto da estrutura comercial pode incluir a segmentação por regiões ou indústrias. Designar vendedores específicos para setores nos quais ele tem mais expertise pode ajudar a personalizar as abordagens e aumentar as chances de conversão.


Projeção de Crescimento e Orçamento

Em um planejamento comercial, o líder deve ser capaz de prever com alguma acuracidade o potencial de retorno financeiro para o próximo período.

Nessa parte do planejamento, ele também vai orientar as metas financeiras e os investimentos necessários para atingir os objetivos de vendas. 

A projeção de crescimento envolve prever o desempenho futuro com base em análises de dados históricos, tendências de mercado e pipeline de vendas

Por exemplo, uma empresa pode projetar um crescimento de 15% no próximo ano se as tendências indicarem aumento na demanda e novos produtos ou serviços estão sendo lançados.

No dia a dia das vendas, essa projeção se reflete em metas mensais e trimestrais para cada representante ou equipe. 

Se a empresa projeta uma receita de R$ 1 milhão no próximo trimestre, essa meta é desmembrada em objetivos individuais para cada vendedor para que o valor seja alcançado. 

Quanto ao orçamento, ele também deve considerar as operações diárias, como investimento necessário em ferramentas de CRM, treinamentos de vendas, marketing digital e geração de demanda


Planejamento de Vendas – Headcount

O plano de headcount envolve, resumidamente, a quantidade de profissionais necessários para atingir as metas de vendas e crescer de forma sustentável. 

Para calcular headcount, você deve:

  • Capacidade produtiva do time;
  • Esforço necessário para gerar ou fechar um negócio;
  • As métricas de performance do funil (quantidade de leads, taxas de conversão e o tempo médio para o lead avançar. Assim você consegue projetar o número de vendedores necessário para atingir as metas, considerando possíveis gargalos como conversão ou demora no ciclo de vendas);
  • Média de tempo de rampagem e performance do time.

Para chegar ao cenário ideal de headcount, você deve estimar e projetar os objetivos de resultados e então desdobrar os objetivos de acordo com a performance média do time em conversões médias do time.

Ao fim, você vai dividir o número de leads ou negócios necessários pela capacidade produtiva média de cada vendedor e chegar ao headcount.


Compensation Plan

Outro item que deve fazer parte do planejamento comercial é a estrutura de compensation plan.

Ele vai definir como a equipe de vendas será recompensada, atribuindo o percentual de remuneração fixa e o percentual de remuneração variável, bem como os incentivos e bonificações.

Um plano de comissionamento bem estruturado alinha os interesses da empresa e dos vendedores, garantindo que as metas comerciais sejam atingidas enquanto os profissionais são motivados.

Embora cada companhia tenha sua própria cultura de comissionamento, ela tende a ser composta por um salário-base, mais um percentual variável vinculado ao atingimento de metas de vendas, como volume de negócios fechados, receita gerada ou novos clientes adquiridos.

Leia também: Comissão de Vendas: Cálculo e principais tipos de definições


Objetivos Estratégicos

A definição de objetivos estratégicos é indispensável em qualquer planejamento comercial.

Esses objetivos incluem: 

  • Metas de crescimento de receita;
  • Aumento da margem de contribuição;
  • Fluxo de caixa;
  • Aquisição de novos clientes; 
  • Expansão da base de clientes já existentes por meio de upsell e cross-sell.

Cada um desses objetivos deve ser apresentado de forma objetiva, clara, realista e atrelado a prazos para que a equipe comercial saiba onde e como alocar a maior parte de seus esforços.


Objetivos Táticos 

Os objetivos táticos indicam as iniciativas que irão levar ao objetivo estratégico.

Eles podem incluir:

  • Treinamento e Desenvolvimento, garantindo que o time domine as habilidades necessárias para atingir os objetivos;
  • Melhoria contínua de processos para otimizar rotinas e eliminar gargalos;
  • Stacks de tecnologia, com implementação e integração de ferramentas que ajudem na eficiência e eficácia do time.

Objetivos Operacionais 

Os objetivos operacionais devem ser desdobrados no planejamento comercial contemplando as atividades diárias e mensuráveis de vendas para que a produtividade do time esteja dentro do esperado.

Esses objetivos incluem iniciativas como:

  • Quantidade de ligações;  
  • Visitas;
  • Demonstrações;
  • Formas de acompanhar a produtividade individual e coletiva.

Essas iniciativas ajudam a equipe comercial a manter consistência e a disciplina para chegar ao lugar comum definido previamente.


Conclusão

O planejamento de vendas faz parte da rotina de todo gestor. Nele, o líder de vendas desdobra as iniciativas e planos para chegar aos objetivos de receita em um determinado período.

Ele é fundamental para indicar à diretoria para “onde” a operação está indo, o que esperar em termos de resultado, além apontar os caminhos que os vendedores precisarão seguir.

Com um planejamento bem estruturado, as empresas conseguem crescer de forma sustentável e consistentes.

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