Treinamento de vendas: Como montar, realizar e mensurar?

Ter uma rotina de treinamento de vendas alinhada às necessidades da operação e aos objetivos da companhia é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso no alcance das metas.

Cada operação comercial tem suas demandas e necessidades, assim como todo vendedor tem seus pontos fortes e suas defasagens. 

Mas com treinamento assertivo, se torna muito mais fácil chegar aos objetivos já que as lacunas de conhecimentos são superadas e o conhecimento teórico, alinhado à prática, ajuda a reduzir perdas no pipe, maximizar a taxa de conversão e potencializa a receita gerada.

Mas na prática, para organizar um treinamento de vendas eficaz, é muito importante ter clareza sobre os objetivos que se pretende alcançar e quais são os gaps que a companhia está tentando suprir. 

Neste guia você irá tirar suas dúvidas e conferir as melhores práticas para montar um programa de treinamento de vendas que realmente vai resultar em ganhos tangíveis e intangíveis para a operação. Confira!

Treinamento de vendas: Por que é importante treinar vendedores?

Na Exchange, nós defendemos que todo mundo é treinável e, ainda que algumas pessoas tenham mais facilidade em determinadas áreas, principalmente devido ao perfil comportamental de cada pessoa, todos são passíveis de desenvolvimento quando unem estudo teórico e aplicação prática.

Partindo desse pressuposto, a importância do treinamento em vendas está ancorado em algumas razões estratégicas:


  1. Aumento de produtividade: quando os vendedores sabem as técnicas certas que precisam usar e como alocar o tempo e demais recursos com inteligência, no destino certo, eles se tornam mais conscientes do impacto de suas atividades. Isso contribui para que se tornem mais eficazes na gestão de tarefas e, consequentemente, tenham muito mais produtividade. 
  2. Melhores taxas de conversão: o treinamento em vendas, quando feito da forma correta, é estruturado para desenvolver o time em suas defasagens técnicas. Isso implica que o treinamento desenvolve nos vendedores competências como capacidade de negociação, contorno de objeções e domínio de técnicas de fechamento de vendas, por exemplo. Quando o vendedor passa a dominar essas habilidades, naturalmente suas taxas de conversão melhoram.
  3. Aumento de confiança e sensação de preparo: em vendas, tão importante quanto conhecer uma técnica e ter arsenal teórico para lidar com a dinâmica comercial, é se sentir preparado para isso. E isso acontece com treinamentos que introduzem dinâmicas práticas. Quanto mais o vendedor treina, mais ele tende a se sentir preparado. O moral elevado também se reflete em uma postura que imprime mais domínio e autoridade no mercado. 
  4. Retenção de talentos: investir em ações de desenvolvimento, como sales coaching e mentoria, fortalece o senso de pertencimento e estimula a motivação e a produtividade, o que também impacta positivamente a retenção dos talentos​.


Importância do processo de vendas 

Ter um processo de vendas mapeado e estruturado no playbook permite organizar as etapas necessárias para conquistar clientes. Isso ajuda a otimizar o período de ramp up de novos vendedores; ter mais sucesso nas estratégias de vendas; isolar, identificar e corrigir problemas etc.

Dentre as principais vantagens de ter um processo formalizado de vendas, estão:

1. Consistência nas tarefas do dia a dia

Um processo de vendas bem definido é a base para fornecer aos vendedores uma estrutura para seguirem, o que minimiza improvisações e aumenta a eficiência

Ele ajuda a manter a consistência no atendimento, garantindo que os clientes tenham experiências semelhantes e positivas, independentemente do vendedor.


2. Melhoria da produtividade do time

A produtividade nem sempre é homogênea dentro de um time. Mas sem processos, a operação fica mais disforme ainda. 

Por outro lado, ao mapear cada etapa do funil de vendas, as equipes conseguem identificar gargalos e implementar melhorias. Com isso, os vendedores gastam menos tempo em atividades improdutivas e focam nas estratégias que geram resultados.


3. Maior previsibilidade de resultados

Ter previsibilidade sobre a receita que vendas vai gerar é um outro desafio comum nas operações comerciais. Mas conseguir vislumbrar os resultados do próximo período com acurácia exige que o gestor analise os dados históricos e os associe a fatores externos relevantes.

Mas isso só é possível quando há um processo estruturado de vendas que realiza a coleta, tratamento e análise de dados.


4. Melhora a experiência do cliente

Clientes que passam por uma jornada de compra que não aparenta ser organizada ou que os vendedores não demonstram ter conhecimento claro e profundo sobre os próprios processos transmite uma imagem negativa ao lead.

Por outro lado, clientes que passam por um processo estruturado sentem maior segurança e clareza na negociação. Isso melhora sua experiência e aumenta as chances de conversão e fidelização.


5. Identificação de treinamentos necessários

Ter um processo documentado ajuda a identificar falhas ou lacunas nas habilidades da equipe, dando ao gestor visibilidade sobre quais são os gargalos que precisam ser endereçados por meio de treinamentos. O resultado disso é a otimização de resultados.


Como montar um treinamento de vendas?

Certo, você entendeu a importância do treinamento de vendas, identificou que a sua equipe pode se beneficiar com isso e está pronto para implementar um programa de capacitação. Mas por onde começar?

Um roteiro que você pode seguir começar a estruturar um treinamento em vendas inclui:

  1. Analisar principais gaps: o primeiro passo para uma rotina de treinamento eficaz é entender o que precisa ser treinado, com qual prioridade. Aplique um teste diagnóstico para avaliar o quanto os vendedores se sentem preparados em relação às habilidades mais importantes.
  2. Identifique as principais competências necessárias: com base no diagnóstico, identifique quais as competências mais estratégicas que estão em defasagens. Isso deve guiar seus esforços para o treinamento de vendas.
  3. Defina o plano de treinamento do mês: a partir do resultado obtido, é hora de definir o que vai ser priorizado no mês. Organize o cronograma de acordo com as competências e habilidades. 
  4. Defina o formato: hoje em dia é possível criar programas de treinamento de vendas em diferentes formatos. Você precisa considerar os prós e contras de cada um e implementar o que se alinhar melhor aos objetivos da empresa, considerando fatores como urgência de resultados, necessidade de aprofundamento no tema, aplicabilidade prática etc. Os formatos podem ser:
    1. Ao vivo, gravado ou híbrido;
    2. Presencial, virtual ou híbrido.
  5. Estabeleça a periodicidade e fixe na agenda dos vendedores: o compromisso precisa ser estabelecido na agenda para que se cumpra. Formalizar esse compromisso é fundamental para que os profissionais não esqueçam ou deixem de priorizar o treinamento.
  6. Defina a espinha dorsal de conteúdo: crie uma estrutura central que vai guiar e desdobrar os conteúdos do treinamento. Por exemplo: você pode criar um programa de treinamento sobre técnicas de qualificação. Os conteúdos derivados serão coerentes com esse eixo programático.
  7. Não negligencia as atividades práticas: seja nos treinamentos presenciais ou virtuais, é fundamental que haja o momento hands on. Seja por meio de dinâmicas, salas simultâneas em ferramentas de chamada virtual ou role plays, é preciso praticar para assimilar e internalizar o conhecimento.

Dicas para execução bem-sucedida do treinamento de vendas

Agora que você teve acesso a um possível roteiro para estruturar um programa de treinamento, é importante também conhecer as boas práticas para uma execução bem-sucedida. Algumas dicas incluem:

  1. Limitação de horário
    • Evite treinamentos excessivamente longos para manter a concentração e não desalocar o vendedor de tarefas operacionais por tempo desnecessário. Sessões de 1-2 horas com pausas curtas tendem a ser mais eficazes.
  2. Prepare o ambiente
    • Garanta boa iluminação e conforto térmico para evitar distrações. Por outro lado, lugares muito aconchegantes podem levar a um relaxamento excessivo.
    • Teste previamente TV, projetores e som para evitar atrasos ou problemas técnicos.
  3. Preparar Materiais e Dinâmicas
    • Tenha slides, apostilas e ferramentas prontas. Inclua dinâmicas como role plays ou gamificação para engajar e aplicar o conteúdo na prática.
    • Reserve tempo para dúvidas e troca de experiências.

Medindo a eficácia do treinamento

Acompanhar os resultados obtidos a partir de um treinamento de vendas é fundamental para entender se a iniciativa foi frutífera e, eventualmente, justificar a alocação de recursos adicionais em programas futuros. 

Algumas formas de mensurar a eficácia de treinamentos comerciais são:

1. Realizar um novo diagnóstico e pesquisa de satisfação

  • Reaplicação de reassessment: Após o treinamento, avalie novamente os conhecimentos e habilidades dos participantes para comparar com os resultados obtidos antes. Eles precisam indicar a sensação de preparo em relação às competências e o gestor precisa comparar com o diagnóstico inicial para identificar a evolução e os pontos ainda a melhorar.
  • Pesquisa de satisfação: Pergunte aos participantes sobre a clareza do conteúdo, a relevância dos temas e a eficácia do método utilizado. Use escalas quantitativas (ex.: 1 a 5) e espaço para comentários qualitativos.

2. Coletar feedbacks do treinamento

  • Durante e ao final do treinamento, peça aos participantes para compartilhar impressões sobre o que foi mais útil ou o que poderia ser aprimorado.

3. Medir o Impacto do Treinamento

  • Indicadores de desempenho: Compare métricas-chave antes e depois do treinamento, como:
    • Aumento na taxa de conversão.
    • Redução no tempo médio de fechamento.
    • Incremento no ticket médio.
  • Resultados qualitativos: Observe melhorias no comportamento da equipe, como maior segurança em apresentações ou melhor gestão de objeções.
  • Saiba mais: Como fazer a avaliação de Eficácia de Treinamentos de Vendas?

Conclusão

Ter uma rotina de treinamento de vendas bem estruturada é fundamental para capacitar os vendedores a atingirem seu potencial e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa. 

A execução eficaz depende de uma preparação que inclui a definição clara dos objetivos, o planejamento do conteúdo e a criação de um ambiente propício para o aprendizado. 

Tão importante quanto isso é medir a eficácia do treinamento por meio de diagnósticos, feedbacks e a análise de impactos concretos nas métricas de vendas. 

Quando feito de forma contínua e adaptada às necessidades do time, o treinamento melhora o desempenho e fortalece o engajamento e a retenção dos vendedores. Tudo isso contribui para o fortalecimento da cultura de alta performance da empresa.

Tenha os maiores
Experts de Vendas B2B
do mercado ao lado da sua empresa

Preencha o formulário com as informações solicitadas. Em breve, o nosso especialista irá entrar em contato com você.