Hipnóse funciona? Saiba como usar em âmbito corporativo

Hipnose funciona?

Sim! Hipnose funciona e você não vai precisar de um relógio pêndulo para estimular um estado de transe.

O termo “hipnose” tem sido usado secularmente para se referir a uma forma de sugerir e convencer outras pessoas a fazer praticamente qualquer coisa mediante uma espécie de transe.

Deixando o senso comum de lado, a verdade é que a hipnose é uma ferramenta poderosa para ser usada inclusive em nós mesmos, para nos levar a ter sucesso em nossas ações.

A auto-hipnose é usada partindo da premissa de que o cérebro funciona parte consciente e parte inconscientemente

Nós usamos essa informação para conseguir modelar a forma como internalizamos determinadas crenças e como “inserimos” uma nova ideia na nossa mente.

No âmbito de vendas, onde diariamente lidamos com metas, pressão e cobranças, saber acessar a mente consciente e inconsciente vai te ajudar a explorar o seu potencial com muito mais facilidade.

Compilamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre hipnose em vendas. Confira:


Funcionamento do Cérebro

Para entender o que é e como a hipnose funciona, você precisa entender como o nosso cérebro funciona, afinal, a base da hipnose está no processamento cerebral e como podemos usar isso a nosso favor.

A mente humana é formada, simultaneamente, por 3 mentes:

  • Mente inconsciente
  • Mente consciente
  • Mente subconsciente

Mente Inconsciente

A mente inconsciente é responsável pelo sistema nervoso autônomo, que, por sua vez, é responsável por induzir nosso corpo a cumprir suas demandas fisiológicas.

Ela é chamada de inconsciente pois não damos ordens ativamente: os olhos piscam, o coração bate e o sangue corre pelo corpo sem uma orientação deliberada do cérebro.

É também a mente inconsciente que capta as informações visuais e as converte em imagens, atribuindo significados a elas.


Mente Consciente

Já a mente consciente tem como característica principal a capacidade de pensar ativamente, ou seja, é acionando a mente consciente que fazemos cálculos, relações lógicas, nos comunicamos etc.

A mente consciente também é responsável pela nossa memória de curto prazo e pelo raciocínio analítico.


Mente Subconsciente

Por fim, a terceira parte da composição mental é a mente subconsciente. 

Nesse “lugar” é onde estão armazenados:

  • Nossas memórias mais antigas; 
  • Padrões comportamentais que foram instalados ainda na nossa infância; 
  • Nossos sentimentos; 
  • Traumas e sensações que não ficam à disposição na superfície da mente, mas sim em uma camada mais profunda.

Importante: Muitas decisões, reações e atitudes são feitas no piloto automático em função das emoções que estão armazenadas no nosso subconsciente.

Isso quer dizer que a mente subconsciente exerce um papel mais importante sobre nosso comportamento do que provavelmente você já considerou.


Afinal, o que é Hipnose e Auto-hipnose?

A revista Super Interessante traz uma ilustração de como nós nos auto-hipnotizamos no dia a dia, sem a menor intenção:

“Você está dirigindo quando se lembra de um problema importante. Fica tão concentrado na solução que, quando percebe, o carro já está estacionado. Você não lembra por onde passou e se pergunta como pôde dirigir por tanto tempo sem prestar atenção no trânsito. Acredite: você acaba de praticar auto-hipnose – sem querer.” 

A verdade é que tudo o que fazemos, em todos os âmbitos da nossa vida, é determinado pelos hábitos que desenvolvemos ao longo dos anos.

Entre o consciente e o subconsciente, existe uma linha que chamamos de fator crítico. 

Este fator crítico é o que impede que novas ideias, novos padrões e novas sugestões penetrem no nosso subconsciente. 

Ou seja: a nossa mente opera como um computador (hardware), enquanto a nossa programação mental é o software (aquilo que foi instalado). 

Por mais que as pessoas tenham a “mesma” mente, fisiologicamente falando, a programação mental de cada pessoa é diferente, uma vez que cada um foi criado em um contexto diferente, com concepções diferentes.

Assista à entrevista da Camely Rabelo ao podcast Fora de Forecast da Agendor sobre hipnose em âmbito corporativo de vendas


Mas o que tudo isso tem a ver com hipnose?

Como ser humano, você veio de um contexto carregado de crenças e suposições. Elas já estão enraizadas em você. Você pode simplesmente seguir a sua vida com essas crenças, ou remodelar a sua mente para receber novas concepções.

Mas para mudar uma crença que já faz parte da sua programação mental, você precisa rebaixar o fator crítico e, a partir de sugestões, inputar uma nova ideia utilizando indução hipnótica.

Veja também: HIPNOSE EM VENDAS


Indução Hipnótica na Prática

É muito desafiador chegar em um estado de relaxamento profundo para conseguir rebaixar o fator crítico, mas a indução hipnótica te ajuda nisso. 

Uma forma de fazer isso é por meio da “indução hipnótica do interruptor”. 

Para isso, a pessoa deve: 

  • Colocar a mão sobre uma superfície plana;
  • Colocar o dedo indicador nessa superfície e contar até 3;
  • Quando chegar no 3, abaixe o dedo e feche o olho;
  • Em seguida, repita 5 vezes a sua sugestão diária. Por exemplo: “Eu sou um sucesso”; “Eu tenho o controle da minha vida profissional”; “Eu sou capaz de me comunicar bem e de forma assertiva”, etc.;
  • Quando terminar de fazer esse reforço positivo, conte até 3, levante o dedo e abra o olho. 

Você pode fazer isso de 3 a 5 vezes por dia. 

A indução hipnótica tem o papel de proporcionar o relaxamento que você precisa para rebaixar o fator crítico da mente. Ou seja, só reforçar a sugestão sem a indução, provavelmente não vai gerar grandes efeitos.


O Poder do Hábito na Reprogramação Mental

A reprogramação mental não é algo que se atinge a partir de uma sugestão isolada e pontual. Mas sim algo que você faz consistente e repetidamente, até que se torne um hábito e, esse, hábito, torne-se uma nova ideia internalizada no seu subconsciente.

Isso quer dizer que tanto para realizar o processo de auto-hipnose, quanto para pensar diferentemente do que você pensou a vida inteira, é necessário criar novos hábitos. 

Praticar a auto-hipnose e desenvolver a capacidade de pensar diferentemente de como você foi programado, requer o desenvolvimento do hábito. 

A neurociência mostra que o caminho para isso é o que chamamos de inovação incremental. 

O primeiro passo para criar mudanças de longo prazo (inclusive mudanças de mentalidade) envolve a construção de rotinas. Isso quer dizer que a indução hipnótica precisa ser feita todos os dias, por um período mínimo de 30 dias. 

Com isso, você estará não apenas assumindo uma nova posição (de pessoa de sucesso, um vendedor confiante, capaz, com vigor, etc.), mas também se tornará capaz de introduzir um novo hábito conscientemente na sua vida.


Benefício do Uso de Auto-Hipnose em Empresas

O uso de auto-hipnose no contexto corporativo pode trazer muitos benefícios. Seja você um colaborador ou um líder, praticar e estimular a auto-hipnose pode cascatear muitos impactos positivos – a nível de resultados e a nível de satisfação pessoal.

Dentre os principais benefícios da indução hipnótica, podemos mencionar:


Redução de Estresse

O ambiente corporativo, especialmente a área comercial, é marcado por metas desafiadoras e pressão. Sem um preparo mental fortalecido, isso pode levar ao desgaste emocional. 

A auto-hipnose ajuda os profissionais a desacelerar a mente, relaxar profundamente e a acessar um estado de tranquilidade, diminuindo os níveis de estresse.


Redução da ansiedade

Em situações de vendas, a antecipação de resultados, o medo da rejeição e a pressão para alcançar metas podem gerar grande ansiedade. 

Em uma pesquisa divulgada pela Gartner, dos mais de 900 vendedores B2B entrevistados, 89% relataram que se sentem esgotados e 54% relatam estar ativamente procurando novo emprego.

A auto-hipnose pode ser um instrumento valioso para reverter esse cenário: por meio da indução hipnótica, os vendedores aprendem a acalmar a mente e a manter um estado emocional mais equilibrado, o que resulta em uma abordagem mais confiante e focada durante o processo de vendas, o que nos leva ao próximo tópico:


Maior Sensação de Preparo e Confiança

Muitas vezes, por mais qualificados e tecnicamente habilitados, os vendedores se sentem inseguros e despreparados para abordar seus leads, isso se deve pelas crenças que carregam sobre si mesmos.

Ao reprogramar o subconsciente para substituir crenças limitantes por pensamentos de empoderamento e sucesso, os vendedores passam a acreditar mais em sua capacidade de performar e de atingir resultados. 

Isso gera uma postura mais confiante e segura, o que se reflete em uma percepção maior de autoridade por parte do cliente, logo, aumentam-se as chances de ter êxito nas negociações.

No fim do dia, o uso da auto-hipnose nas empresas pode transformar vendedores em profissionais mais resilientes, focados e com uma maior sensação de controle sobre suas emoções e desempenho.


Conclusão

Em resumo, a auto-hipnose no âmbito de vendas pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho dos vendedores, contribuindo significativamente não só para a performance e para os resultados tangíveis, como também para a melhora da saúde mental no trabalho.

Ao reprogramar a mente subconsciente, os profissionais de vendas conseguem criar um estado mental mais resiliente e focado, permitindo que enfrentem os desafios diários com maior serenidade, eficiência e eficácia. 

Além disso, a prática regular de auto-hipnose pode ajudar as equipes de vendas a desenvolver uma mentalidade mais positiva e proativa, refletindo diretamente em melhores resultados e maior satisfação pessoal.

Leia também:

Palestras de Vendas: Saiba o que é e como obter resultado

Treinamentos Corporativos : O que são e como obter resultados

Fale com um especialista em Consultoria de Vendas

A Escola Exchange é uma Consultoria de Vendas B2B especializada em aceleração comercial, com foco na estruturação, crescimento e Escala. Somos especialistas na construção de processos de vendas e capacitação comercial

Consultores Escola Exchange