Recorrer a um bom curso in company pode ser a saída estratégica para uma empresa que quer qualificar o time e alcançar novos patamares de resultados por meio de qualificação dos funcionários.
Quando esses cursos são feitos diretamente na empresa, uma das respostas esperadas é o aumento de aderência por parte dos participantes, além da oportunidade de tirarem dúvidas em tempo real e aplicarem, na prática, o que aprendem.
Mas escolher o melhor curso in company envolve alguns fatores que não devem ser negligenciados.
Caso contrário, isso pode levar a empresa a uma decisão aleatória e desconectada aos objetivos. No fim do dia, a empresa estará queimando dinheiro que poderia ser alocado de forma mais assertiva.
Quer saber mais sobre o que é curso in company, como aplicar e como ele pode beneficiar o seu time? Continue lendo:
O que é curso in company?
Curso in company é um modelo de capacitação desenvolvido sob medida para atender às necessidades específicas de uma empresa em relação às competências dos funcionários.
Diferente de treinamentos padronizados, ele é realizado dentro do ambiente corporativo ou em um local previamente definido pela organização, trazendo conteúdos alinhados aos desafios, processos e metas do negócio.
Em vendas, é comum que os diferentes tipos de curso in company sejam direcionados a treinamentos sobre metodologias de vendas, técnicas, ferramentas e afins.
Esse formato possibilita uma experiência mais direcionada, garantindo que os colaboradores absorvam conhecimentos aplicáveis ao dia a dia da empresa.
Além disso, o curso pode ser ministrado por consultores especializados, profissionais do próprio setor ou instrutores contratados, dependendo da complexidade do conteúdo e do objetivo da capacitação.
Vantagens de investir em curso in company
Se você associa a implementação de cursos in company à transmissão de conteúdos, saiba que as estratégias de capacitação podem ir muito além disso.
Quando se trata de vendas B2B, é fundamental que os profissionais dominem as formas mais assertivas de abordar clientes e gerenciar suas atividades buscando o máximo possível de conversão.
Mas quando esses profissionais têm lacunas de conhecimentos específicos, os treinamentos in company os ajudam proporcionando:
1. Personalização do conteúdo
Estrutura-se o conteúdo conforme as necessidades específicas da empresa, abordando temas, cases e metodologias que fazem sentido para a realidade do negócio.
Idealmente o curso in company precisa ocorrer posteriormente a um diagnóstico de competências na empresa.
Isso evita o desperdício de tempo com conteúdos genéricos ou pouco aplicáveis.
2. Aumento da produtividade
Colaboradores bem treinados tomam decisões mais rápidas e eficazes, reduzindo retrabalho e otimizando processos. Com isso, o impacto na produtividade é direto e perceptível.
3. Maior engajamento e aderência
Ao realizar o curso no ambiente corporativo e tem conexão com os desafios diários dos participantes, a absorção do conteúdo e o engajamento na aprendizagem aumentam significativamente.
4. Economia de tempo e recursos
Treinamentos externos exigem deslocamento, hospedagem e diárias, além de tirarem os funcionários do trabalho por mais tempo. No modelo in company, a empresa economiza com essas despesas e mantém a equipe mais próxima da operação.
Como aplicar um curso in company com sucesso?
A implementação de um curso in company precisa ser bem planejada para gerar os melhores resultados. Algumas etapas essenciais incluem:
- Diagnóstico das necessidades: identificar os principais gaps de conhecimento e habilidades que precisam ser desenvolvidos dentro da equipe.
- Definição dos objetivos: o que a empresa espera alcançar com o treinamento? Redução de erros? Melhoria no atendimento ao cliente? Aumento da performance comercial? Ter clareza sobre isso é essencial, afinal, é preciso saber quais os resultados que se busca.
- Escolha do formato e do instrutor: o curso pode ser teórico, prático, online ou presencial, e o instrutor deve ter experiência relevante para garantir a eficácia do aprendizado. Mas tenha em mente que sem aplicação prática, dificilmente o conteúdo terá boa absorção e replicação.
- Medição de resultados: outra parte importante do curso é definir métricas para avaliar o seu impacto, como melhoria nos indicadores de desempenho ou feedback dos colaboradores. Além disso, é indispensável aplicar o reassessment para avaliar o quanto os treinandos se sentem mais preparados em relação às competências após o curso.
Tipos de cursos in company para área de vendas
Os cursos in company voltados para vendas são recursos valiosos quando o objetivo da empresa é criar e sustentar times de alta performance, uma vez que a capacitação das equipes comerciais é um dos alicerces do desempenho.
Esses treinamentos podem ser segmentados conforme o foco e a necessidade do negócio. Dentre os principais tipos de cursos in company em vendas, estão:
Curso in company sobre Técnicas de Vendas
Esse tipo de treinamento tem como foco para o desenvolvimento das habilidades essenciais dos vendedores. O objetivo é aprimorar a abordagem comercial, aumentar a taxa de conversão e melhorar o relacionamento com o cliente. Entre os conteúdos abordados, destacam-se:
- Técnicas de prospecção ativa e inbound sales
- Metodologias de vendas consultivas (SPIN Selling, Challenger Sale, GPCT, BANT, entre outras)
- Contorno de objeções e negociação estratégica
- Persuasão e uso de gatilhos mentais
- Fechamento de vendas e pós-venda eficaz
Esse curso é estratégico tanto para vendedores iniciantes quanto para profissionais experientes que buscam refinar suas habilidades e maximizar os resultados comerciais.
2. Curso in company para a gestão comercial
As opções de curso in company para gestores comerciais têm como foco desenvolver habilidades de gestão de vendas e liderança de equipes de vendas, assim como o planejamento estratégico e a definição de métricas para acompanhamento de desempenho. Entre os principais temas abordados, estão:
- Estruturação de um funil de vendas eficiente
- Definição e acompanhamento de KPIs comerciais
- Gestão de equipes de vendas: motivação, feedback e desenvolvimento
- Estratégias de precificação e rentabilidade
- Uso de tecnologia na gestão comercial (CRM, automação de vendas, inteligência comercial)
Esse curso é importante para profissionais como coordenadores, gerentes e diretores de vendas.
3. Curso in company para a administração
Uma administração bem estruturada é um dos principais elementos para o crescimento comercial.
Muitas empresas integram gestão administrativa e vendas e, assim, conseguem operar de forma mais ágil, eliminar gargalos e garantir que a equipe comercial tenha suporte adequado para performar melhor.
Um curso in company para administração com foco em vendas capacita os profissionais responsáveis por essa retaguarda, tornando os processos mais eficientes e estratégicos.
Dentre os conteúdos abordados, estão:
Processos administrativos para impulsionar as vendas
- Estruturação de fluxos internos para dar suporte ao time comercial
- Gestão eficiente de contratos, faturamento e pedidos
- Controle financeiro aplicado a vendas (precificação, custos e rentabilidade)
Tecnologia e automação na administração comercial
- Uso de CRMs e ERPs para integrar vendas, financeiro e operações
- Implementação de automações para reduzir gargalos administrativos
- Criação de dashboards para acompanhamento de indicadores estratégicos
Gestão da informação e compliance comercial
- Organização e proteção de dados estratégicos da empresa
- Conformidade legal e boas práticas na administração comercial
- Estruturação de processos seguros para evitar riscos operacionais
Integração entre setores estratégicos
- Alinhamento entre vendas, marketing, financeiro e operações
- Implementação de rotinas de comunicação entre áreas
- Como a administração pode contribuir para um mindset comercial mais forte
Como escolher a melhor instituição?
Escolher a empresa certa para realizar um treinamento in company é uma decisão estratégica e que exige muita pesquisa, afinal, você está dando a ela a responsabilidade de treinar o seu time e impactar a forma de trabalho dos colaboradores.
O curso in company também impacta diretamente o desempenho do time e os resultados da empresa.
Dessa forma, para escolher de maneira assertiva, considere:
Análise de cases reais
Ao procurar uma empresa para fornecer o treinamento, busque aquelas que possuem cases reais de sucesso em empresas semelhantes à sua. Empresas com experiência prática em diversos setores são mais capazes de adaptar o conteúdo para sua realidade específica.
Além disso, ter acesso a depoimentos e histórias de clientes anteriores oferece uma visão clara sobre a eficácia do treinamento e a qualidade da entrega. Verifique também a diversidade de segmentos atendidos, pois isso demonstra a flexibilidade do treinamento em diferentes contextos.
Alinhamento de conteúdo teórico e prático
A Exchange foi criada motivada por uma grande deficiência do mercado: os treinamentos fornecidos eram engessados, sem grande margem de personalização e extremamente teóricos.
Isso só funciona até a página 2. Mas quando o colaborador tem que colocar a mão na massa, de fato, e enfrentar o dia a dia, dificilmente ele vai conseguir aplicar o que aprendeu apenas na teoria.
Dessa forma, um bom treinamento precisa equilibrar a teoria e a prática, e isso certamente deve ser um dos critérios de escolha.
A teoria oferece a base necessária para o desenvolvimento de habilidades e o entendimento do conteúdo, enquanto a prática permite que os colaboradores vivenciem as situações do dia a dia da empresa, aplicando o conteúdo em tempo real.
Certifique-se de que a empresa escolhida tem uma metodologia comprovada, que ofereça atividades práticas e mão na massa que simulem o ambiente de trabalho e contemplem desafios reais enfrentados pelo time comercial.
Capacidade de mensurar resultados
Outro aspecto essencial ao escolher o fornecedor de um curso in company é verificar se ele tem a capacidade de mensurar os resultados obtidos após o curso.
Isso não se resume a uma simples pesquisa de satisfação após o evento, mas envolve o acompanhamento contínuo e o uso de indicadores para avaliar o impacto real do treinamento na performance dos colaboradores.
Empresas especializadas nesse tipo de treinamento normalmente trabalham com relatórios que demonstram como as habilidades adquiridas são aplicadas no contexto de vendas e como isso reflete em métricas-chave, como, por exemplo, aumento de produtividade, fechamento de vendas e melhoria no relacionamento com clientes.
Entregar valor real à operação
O treinamento não pode se limitar a ser uma atividade de aprendizado pontual.
Ele deve agregar valor real à operação da empresa, com soluções práticas que melhorem o desempenho comercial no curto, médio e longo prazo.
Isso significa que os conteúdos e metodologias aplicados devem ser contextualizados e relacionados diretamente aos desafios diários da equipe de vendas. Simultaneamente, esses conteúdos precisam ser “catalogados” no playbook de vendas para serem acessados sempre que necessário e, assim, otimizar o tempo de rampagem de novos colaboradores e facilitar a escalabilidade.
Histórico dos instrutores
A experiência e o histórico dos instrutores também são fatores que não devem ficar de fora na hora de tomar uma decisão.
Isso porque profissionais com experiência prática em vendas e na gestão de equipes comerciais têm mais autoridade e conhecimento empírico para conduzir o conteúdo de forma assertiva.
Busque informações sobre a formação, a carreira e os resultados alcançados pelos treinadores ao longo de suas trajetórias.
Idealmente, os treinadores devem ter um bom histórico de sucesso em empresas de diversos portes. Além disso, é desejável que tenham um portfólio de especialização que combine com os objetivos do treinamento.
Conclusão
Independentemente do foco, investir em um curso in company com foco em vendas é uma estratégia poderosa para capacitar equipes, aumentar a eficiência dos processos e gerar melhores resultados comerciais.
Mas para surtir resultados que realmente vão impactar positivamente a empresa, o treinamento precisa se alinhar às necessidades específicas da empresa, transformando o setor comercial em uma verdadeira máquina de vendas.
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