Mentoria Comercial: O que saber antes de contratar

mentoria comercial

A mentoria comercial é um assunto relevante no ecossistema de vendas porque, de forma estratégica, ajuda profissionais a atingirem objetivos por caminhos mais curtos.

Se você trabalha com vendas, provavelmente já percebeu que conhecimento técnico, sozinho, não garante alta performance. 

Há um abismo entre entender teorias de venda e saber aplicá-las na prática, lidando com objeções reais, ciclos complexos e metas que não esperam. 

Nesse ponto, ter ajuda especializada pode ser algo decisivo para melhorar a performance e tornar a atuação mais estratégica – e um dos recursos que profissionais da área comercial têm à disposição é a mentoria comercial

Mas antes de contratar um mentor, é preciso ter clareza sobre o que esperar, como escolher o profissional certo e quais armadilhas evitar

Isso porque a mentoria não é apenas um repasse de técnicas; mas sim um processo de desenvolvimento estratégico, baseado em experiências vividas no campo de batalha das vendas.

Saiba mais a respeito:

O que é Mentoria Comercial? 

A mentoria comercial é um processo estruturado de desenvolvimento voltado para aprimorar estratégias, habilidades e resultados em vendas. 

Diferentemente de um treinamento tradicional, que foca na transmissão de conhecimento técnico, a mentoria envolve acompanhamento personalizado, troca de experiências e orientação estratégica baseada em desafios reais do dia a dia comercial.

Quando um profissional recorre a um treinamento tradicional, não necessariamente o treinador precisa ter enfrentado os mesmos desafios que o treinando.

Mas, na mentoria, o inverso é verdadeiro: só assume o papel de mentorar quem, obrigatoriamente, já passou pela mesma jornada (ou semelhante) do mentorando.

Isso porque o mentor assume um papel de “padrinho”, indicando o caminho das pedras e dando dicas sobre como se sobressair naquele cenário.

Dessa forma, para assumir a posição de mentor comercial, o profissional precisa ser experiente, com vivência prática no mercado, para atuar como guia de vendedores e gestores, ajudando a evitar erros comuns, encurtar a curva de aprendizado e aprimorar a performance

No dia a dia de mentoria, ele vai ajudar o mentorando a desenvolver pensamento crítico, visão estratégica e resiliência frente aos desafios do mercado.

O papel do mentor inclui, mas não se limita a:

  • Ajudar a identificar pontos de melhoria no processo de vendas;
  • Trabalhar desenvolvimento de soft skills, como escuta ativa, rapport e inteligência emocional;
  • Oferecer feedbacks construtivos e estratégias para contornar objeções;
  • Ensinar a interpretar métricas comerciais para melhorar conversões e previsibilidade de receita;
  • Compartilhar boas práticas relacionadas ao ecossistema de vendas e aos desafios específicos;
  • Ajudar a estruturar um processo de vendas escalável e previsível;
  • Desenvolver liderança comercial, focada em engajamento e alta performance do time;
  • Ensinar como definir e acompanhar KPIs estratégicos;
  • Trabalhar a cultura de desenvolvimento contínuo dentro do time de vendas;
  • Auxiliar na tomada de decisões estratégicas para crescimento e expansão.

O que é uma Consultoria Comercial?

A consultoria comercial é um serviço estratégico voltado para diagnosticar, estruturar e otimizar os processos de vendas de uma empresa

Diferentemente da mentoria, que foca no desenvolvimento individual de vendedores e gestores, a consultoria tem uma atuação muito mais voltada para a eficiência da operação comercial, identificando as falhas e gargalos e criando planos de ação para melhorar os resultados gerais.

O consultor comercial é um especialista externo, com ampla experiência em vendas, que entra na empresa para realizar um diagnóstico aprofundado do que não está funcionando e por quê, propor melhorias e implementar estratégias que conversem com os objetivos estratégicos (por exemplo: aumentar a conversão e a retenção de clientes). 

Metaforicamente, seu papel é atuar como um “cirurgião” do processo de vendas, eliminando os problemas e garantindo que a equipe tenha um caminho claro para atingir suas metas.

As principais responsabilidades de um consultor comercial incluem, mas não se limitam a:

Diagnóstico e mapeamento do processo de vendas

A primeira etapa de uma consultoria comercial envolve um raio-X detalhado da operação. O consultor analisa indicadores de performance (taxa de conversão, tempo médio de fechamento, ticket médio, churn, entre outros) e identifica gargalos que impedem o crescimento das vendas.

Otimização do funil de vendas

Com base no diagnóstico, a consultoria ajusta cada etapa do funil comercial para garantir que leads qualificados avancem de forma mais fluida até o fechamento. Isso pode envolver, por exemplo, mudanças na qualificação de leads, ajustes na abordagem comercial e melhorias no CRM.

Definição e monitoramento de KPIs

A consultoria estabelece métricas claras para acompanhar a evolução do time e garantir previsibilidade nos resultados. Isso permite que gestores tomem decisões mais embasadas e estratégicas.

Treinamento da equipe de vendas

Além de estruturar o processo, a consultoria pode capacitar a equipe para garantir que todos estejam alinhados às melhores práticas do mercado e preparados para aplicar as estratégias sugeridas.

Implementação de estratégias para escalar as vendas

Seja melhorando a prospecção, aumentando a conversão de leads ou reduzindo o churn, o consultor traz estratégias testadas e validadas para impulsionar o crescimento da empresa.

Quais são as semelhanças entre a Consultoria e a Mentoria de Vendas?

Embora tenham funções distintas, mentor e consultor comercial compartilham responsabilidades estratégicas que impactam diretamente a performance de vendas. 

No fim do dia, ambos atuam como facilitadores do crescimento, utilizando metodologias testadas e uma visão externa para identificar oportunidades de melhoria. 

Essas funções se cruzam nestes aspectos:

1. Diagnóstico e identificação de problemas

Tanto o mentor quanto o consultor começam seu trabalho com um diagnóstico detalhado. 

Eles analisam o desempenho da equipe, os desafios enfrentados e os gargalos que impedem melhores resultados. 

A diferença está no foco: o consultor examina a operação como um todo (funil de vendas, processos e KPIs, por exemplo), enquanto o mentor analisa as dificuldades individuais de vendedores e gestores.

2. Desenvolvimento estratégico do time de vendas

Ambos ajudam a equipe comercial a vender melhor, seja aprimorando técnicas de abordagem, negociação e fechamento (mentoria), seja estruturando processos e metodologias eficientes para otimizar o fluxo de vendas (consultoria). 

Ou seja, o objetivo comum é tornar o time mais produtivo e eficaz.

3. Melhoria na tomada de decisão

Consultores e mentores oferecem um olhar externo e estratégico para ajudar gestores e vendedores a tomarem decisões mais embasadas. 

Enquanto o consultor orienta a empresa sobre estruturação do processo comercial e definição de métricas, o mentor auxilia líderes e vendedores a interpretarem esses dados e utilizá-los no dia a dia.

4. Implementação de boas práticas de mercado

Ambos trazem expertise prática e aplicam metodologias validadas para melhorar os resultados comerciais. 

O consultor pode sugerir a implementação de um novo CRM, ajustes no processo de qualificação de leads ou estratégias de precificação. 

O mentor, por sua vez, ajuda os profissionais a desenvolverem habilidades para executar essas estratégias de forma mais eficaz.

5. Acompanhamento e medição de resultados

Nem consultoria nem mentoria se resumem a um diagnóstico pontual. 

Ambos acompanham o progresso da equipe e ajustam as estratégias conforme os resultados começam a aparecer. 

O consultor pode monitorar indicadores como taxa de conversão e tempo médio de fechamento, enquanto o mentor tende a avaliar a evolução das habilidades individuais e a aplicação das técnicas no dia a dia.

O que é Coaching em Vendas?

O processo de coaching de vendas tem um foco mais voltado ao desenvolvimento de competências específicas por meio de perguntas poderosas, reflexões e feedback contínuo. 

O coach ajuda o coachee a identificar e atingir seus objetivos, focando no autoconhecimento, na criação de planos de ação e no aprimoramento contínuo. 

Sendo assim, a abordagem é mais orientada ao autodesenvolvimento e à mudança de comportamento.

Quais são os benefícios das abordagens: Consultoria, Mentoria e Coaching?

Cada abordagem, consultoria, mentoria e coaching, oferece benefícios estratégicos para empresas e profissionais de vendas, e devem ser “acionados” dependendo da necessidade específica. 

Dessa forma, quando aplicadas de forma estratégica, essas abordagens podem transformar tanto a operação quanto o desenvolvimento individual dentro da equipe comercial consideravelmente. 

Os principais benefícios dessas abordagens incluem:

Consultoria de vendas:

  • Identificação de oportunidades de negócio: a partir do diagnóstico prévio (aquele que todo consultor realiza, lembra?!), o consultor está apto a identificar oportunidades que têm mais potencial de gerar receita.
  • Melhoria de processos: ao mapear todos os fluxos de vendas, a consultoria propõe alterações para aumentar a eficiência em todas as etapas, da prospecção até o fechamento. O objetivo é reduzir desperdícios e criar um processo de vendas mais ágil, que gere mais resultados com menos esforço.
  • Estruturação de times: um bom consultor pode reestruturar equipes, distribuindo responsabilidades de forma mais estratégica e identificando perfis ideais para diferentes funções, como SDRs e closers, garantindo que cada membro da equipe tenha o papel certo para contribuir com o sucesso.
  • Planejamento comercial: a consultoria ajuda a definir um planejamento comercial mais eficiente, com metas claras, análise de mercado, definição de ICP e estratégias para aumentar a penetração no mercado.
  • Escala e crescimento: se a sua empresa busca escalar suas operações, contratar consultoria pode ser uma iniciativa eficaz. Isso porque ela ajuda a implementar processos padronizados e tecnologias que facilitam a expansão do time e da operação comercial, sem perder a qualidade no atendimento ou nas vendas.
  • Cultura de dados: a consultoria também é fundamental para criar, implementar e nutrir uma cultura de dados, ajudando a empresa a usar métricas e indicadores como base para decisões estratégicas.
  • Aceleração de vendas: por último, mas não menos importante, a consultoria é eficaz para impulsionar a aceleração das vendas, já que oferece mecanismos específicos para maximizar as conversões e reduzir o ciclo de vendas, por exemplo, gerando resultados rápidos.

Mentoria de vendas: 

A mentoria de vendas, por sua vez, oferece benefícios focados no desenvolvimento pessoal e na preparação dos profissionais para a tomada de decisões assertivas:

  • Desenvolvimento de habilidades: o mentor trabalha de perto com vendedores e/ou gestores, desenvolvendo habilidades que, em algum momento, serão requeridas para o sucesso comercial, como negociação, liderança, inteligência emocional e comunicação.
  • Aumento de confiança: a mentoria fortalece a autoconfiança dos profissionais, ajudando a tomar decisões mais assertivas e a se sentir mais preparados para enfrentar desafios no dia a dia.
  • Orientação personalizada: o mentor, por sua vez, oferece uma visão personalizada para cada mente e estilo de vendas, compartilhando sua experiência para guiar o profissional no alcance de suas metas.

Coaching de vendas

O coaching de vendas promove benefícios focados no autodesenvolvimento e no aprimoramento de habilidades comportamentais:

  • Identificação de “obstáculos” pessoais: as sessões de coaching têm como premissa entender como os profissionais enxergam suas aptidões e ajudá-los a desenvolver suas lacunas. Dessa forma, serem capazes de identificar suas crenças limitantes, inseguranças ou padrões de comportamento que podem estar impedindo seu sucesso é o ponto de partida de toda sessão de coaching.
  • Foco no autodesenvolvimento: a abordagem do coaching visa a reflexão constante, fazendo com que os vendedores se autoavaliem e ajustem seu comportamento, sempre em busca de evolução.
  • Criação de planos de ação: o coach trabalha junto ao coachee na definição de planos de ação práticos e mensuráveis, que promovem mudanças efetivas na forma como o vendedor aborda os desafios do processo de vendas.

Etapas envolvidas na Consultoria, Mentoria e Coaching

A forma como cada consultor de vendas atua e seu plano de trabalho pode mudar de acordo com o escopo de trabalho, mas as etapas comumente assumidos na consultoria comercial são:

Consultoria de vendas

Diagnóstico inicial, onde o consultor realiza uma análise detalhada da operação comercial, identificando pontos fortes, gargalos e áreas de melhoria. Para isso, ele revisa processos, ferramentas, dados e métricas para entender a performance atual.

Planejamento, estratégia e plano de ação. Com base no diagnóstico, ele desenvolve um plano de ação estratégico, que inclui recomendações para otimizar processos, melhorar a qualificação de leads, treinar equipes, entre outros. 

Implementação e acompanhamento, garantindo que as estratégias sejam aplicadas de forma eficiente. Além disso, realiza acompanhamento contínuo para ajustar processos conforme necessário e avaliar os resultados obtidos.

Mentoria

Já as etapas da mentoria de vendas geralmente são compostas por:

Avaliação do perfil e dos desafios, por meio de ferramentas como SWOT para entender suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Isso ajuda a estabelecer a base para o desenvolvimento individual.

Plano de ação para desenvolvimento de habilidades e competências. O mentor orienta o mentorando a trabalhar em áreas específicas de melhoria, como comunicação, negociação, e inteligência emocional, oferecendo conselhos práticos e feedback contínuo.

Acompanhamento e feedback ao longo do tempo, além de ajudar a ajustar abordagens e encorajando o profissional a continuar se desenvolvendo e superando obstáculos.

Coaching

Por fim, as etapas no coaching de vendas normalmente incluem:

  • Estabelecimento de objetivos, identificando objetivos claros, específicos e mensuráveis, sejam eles de curto ou longo prazo, como aumentar a taxa de conversão ou melhorar a abordagem em reuniões de vendas.
  • Exploração e autoconhecimento por meio de perguntas poderosas e técnicas de reflexão para ajudar o coachee a identificar crenças limitantes, pontos fortes e áreas de melhoria. Essa etapa é voltada ao autoconhecimento e à descoberta de estratégias de crescimento pessoal.
  • Plano de ação e avaliação com base nos objetivos definidos. Após a implementação, o coach monitora os resultados e ajusta o plano conforme necessário, mantendo o foco no desenvolvimento contínuo.

Como escolher o perfil do Consultor ou Mentor?

Escolher alguém que vai ditar os próximos passos da sua carreira ou do seu negócio é um desafio enorme, por isso é fundamental ficar atento a quem você atribui o peso dessa responsabilidade.

Na hora de definir a melhor opção e ter certeza que está tomando uma decisão estratégica, algumas premissas podem ajudar a orientar a sua escolha para colher e máximo de resultados, tais como:

Experiência e expertise relevante

O consultor ou mentor tem, de fato, a experiência prática necessária no setor em que sua empresa atua? 

Dicas:

  • Verifique cases anteriores de sucesso.
  • Solicite referências de empresas ou profissionais com os quais o consultor ou mentor já trabalhou.
  • O consultor ou mentor deve ter uma visão estratégica, mas também ser capaz de adaptar seu conhecimento à realidade da sua empresa.

Compatibilidade de valores e cultura organizacional 

O profissional compreende e respeita a cultura de sua organização e está disposto a implementar soluções que se alinhem aos seus valores e práticas?

Dicas:

  • Durante o processo de seleção, converse sobre a cultura da empresa e observe como o consultor ou mentor reage a isso.
  • Pergunte sobre como ele ajudou outras empresas ou mentorandos a se adaptar a mudanças organizacionais.
  • Avalie se o mentor ou consultor é capaz de fornecer exemplos práticos e aplicáveis à sua realidade.

Habilidades interpessoais e capacidade de comunicação 

O consultor ou mentor é capaz de transmitir suas recomendações de forma clara e eficaz, garantindo que a equipe entenda as mudanças propostas e as implemente com eficácia?

Dicas:

  • Observe como o consultor ou mentor comunica suas ideias durante uma reunião inicial ou entrevista.
  • Pergunte sobre as metodologias que utilizam para comunicar feedback e garantir a compreensão das equipes ou mentorandos.
  • Avalie sua abordagem em relação à adaptação da comunicação, seja para gestores, vendedores ou outros stakeholders.

Abordagem prática e foco em resultados: 

O profissional é realmente focado em resultados e abordagem prática, ou ele tem um plano de trabalho engessado que invariavelmente aplica a todos os clientes, baseando-se em teorias apenas?

Dicas:

  • Questione como o consultor ou mentor mede o progresso e os resultados, afinal, essas métricas precisam fazer parte do processo.
  • Busque por um mentor ou consultor que proponha soluções tangíveis e aplicáveis ao seu contexto específico.
  • Certifique-se de que há um plano de acompanhamento para monitorar o sucesso e implementar ajustes conforme necessário.

Capacidades de adaptabilidade e flexibilidade: 

O consultor ou mentor é capaz de adaptar suas abordagens e estratégias conforme necessário, lidando com mudanças de mercado, novas tecnologias ou reestruturações internas?

Dicas:

  • Verifique a capacidade do consultor ou mentor de se atualizar constantemente sobre novas tendências e práticas de vendas.
  • Pergunte como ele lida com situações imprevistas ou mudanças inesperadas dentro das empresas que ele assiste.
  • Avalie sua disposição para ajustar a estratégia conforme a dinâmica do negócio e a evolução das equipes.

Como funciona a consultoria da Exchange?

Como você pôde perceber, cada profissional pode ter abordagens distintas. Elas mudam conforme o consultor e conforme o escopo de cada projeto.

Na Exchange, as etapas de consultoria têm este cronograma:

  • Diagnóstico da operação a fim de entender os pontos fortes e as principais necessidades de conhecimento;
  • Alinhamento estratégico, contemplando os cronogramas de encontros, a duração do programa, os conteúdos que vão ser abordados e os formatos;
  • Curadoria de conteúdo;
  • Estruturação da jornada de aprendizagem;
  • Live de lançamento com todos os participantes;
  • Assessment;
  • Pílulas de conteúdo;
  • Disponibilização de e-books;
  • Pré-work;
  • Aulas ao vivo;
  • Mão na massa;
  • Pos-work;
  • Coaching group;
  • Mentoring group;
  • Reassessment;
  • Avaliação de reação;
  • Avaliação de resultados.

Clique e saiba mais sobre a consultoria de vendas B2B da Exchange.

Tenha os maiores
Experts de Vendas B2B
do mercado ao lado da sua empresa

Preencha o formulário com as informações solicitadas. Em breve, o nosso especialista irá entrar em contato com você.