Estratégias para Incentivar a Saúde Mental na Equipe de Vendas

Saúde mental em vendas

A saúde mental no trabalho é um assunto que tem ganhado cada vez mais notoriedade. 

Especificamente no contexto comercial, o ambiente pode facilmente se tornar hostil quando a gestão é mais tradicional, replicando aos vendedores a mensagem que devem atingir seus resultados a qualquer custo.

No estudo Síndrome de Burnout em vendedores: Um estudo sobre os efeitos da pressão por resultados, os autores entrevistaram 150 vendedores de diferentes setores e de diferentes regiões do país. 

De acordo com o estudo, 42% dos entrevistados relataram apresentar sintomas significativos de burnout, sendo que dentro deste percentual, 68% apresentaram altos níveis de esgotamento emocional.

Os dados são alarmantes e, embora a área comercial seja naturalmente um ambiente que lida com pressão, ter estratégias para encontrar o equilíbrio e dar suporte à saúde mental no trabalho pode ser desafiador.

Estatísticas Sobre Saúde Mental no Trabalho 

Não é segredo que a saúde mental precária afeta o nosso dia a dia, mas muitas pessoas não percebem como ela também pode afetar os negócios.

O impacto da má saúde mental no local de trabalho impacta não apenas a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, como também afeta negativamente os resultados da companhia, resultando em:

  1. Redução de Produtividade

Estudo da Organização Mundial da Saúde divulgado em 2017 estima que transtornos mentais, como depressão e ansiedade, resultam em uma perda global de US$ 1 trilhão por ano em produtividade. 

Trabalhadores com baixa saúde mental são menos eficazes, cometem mais erros e têm dificuldade em manter a concentração e o foco.

Já o relatório State of the American Workplace 2017 da Gallup revelou que os funcionários que se sentem esgotados têm 63% mais chances de absenteísmo e 2,6 vezes mais chances de procurar um novo emprego. Além disso, esses funcionários tendem a ser 13% menos confiáveis e 18% menos produtivos.

  1.  Aumento do Turnover

Os funcionários que sentem que sua saúde mental é negligenciada pela companhia têm maior probabilidade de buscar novas oportunidades de trabalho, aumentando a taxa de turnover na empresa.

Isso é preocupante pois alta rotatividade significa custos com seleção e contratação, período de onboarding e rampagem.

Na literatura, há diversos estudos associando a relação entre burnout e esgotamento físico e mental à taxa de rotatividade da empresa, como ilustrado pelo estudo Burnout and Turnover Intention: The Moderating Impacts of Perceived Organizational Support and Leader-Member Exchange.

  1. Aumento do Absenteísmo

Um relatório da OECD indica que problemas de saúde mental resultam em um aumento significativo do absenteísmo (ausências no trabalho) e presenteísmo (trabalhar sem condições plenas de produtividade). 

Funcionários com a saúde mental prejudicada são 2 a 3 vezes mais propensos a tirar dias de folga devido à doença, e também tendem a estar presentes fisicamente no trabalho, mas incapazes de realizar suas tarefas de forma eficaz.

  1. Redução da Capacidade Crítica de Resolver Problemas

Ansiedade e estresse crônico também podem impedir que os funcionários “compareçam” totalmente ao trabalho, levando à redução da eficácia e a erros sistêmicos. 

Além de impactar o engajamento e a produtividade, problemas de saúde mental podem afetar inclusive os esforços criativos e a capacidade de tomar decisões e resolver problemas. 

Um estudo recente da Qualtrics relatou que aqueles que pessoas que enfrentam problemas de saúde mental sentem que tarefas criativas ou que requerem soluções criativas exigiam mais esforço para serem realizadas. 

Como Promover a Saúde Mental no Trabalho?

Por meio de feedbacks, benchmark e com base em estudos relevantes sobre o tema, mapeamos as principais práticas que todo líder deve conhecer para incentivar para garantir que seu time esteja, de fato, em condições mentais adequadas para performar conforme seus potenciais.

Pessoas emocionalmente estáveis são realmente envolvidas no trabalho e têm mais chances de entregar engajamento e performance.

De acordo com o livro The Power of Full Engagement, a chave para ter performance, saúde e felicidade é gerenciar a sua energia, e não o seu tempo.

Escrito por Jim Loehr e Tony Schwartz, psicólogo esportivo e consultor de liderança, respectivamente, a mensagem principal do livro, resultada de pesquisas, dados empíricos e estudos de caso, é: para atingir o envolvimento total, é preciso que as pessoas alinhem e nutram quatro dimensões em suas vidas:

  1. Energia Física

Estar fisicamente energizado é um dos fatores que contribuem para que profissionais tenham a saúde mental regulada. Isso se deve a múltiplos fatores.

Jim Loehr e Tony Schwartz enfatizam que o corpo é a base sobre a qual todo o desempenho e bem-estar são construídos. Se uma pessoa não estiver fisicamente energizada, seu desempenho nas outras dimensões também será prejudicado.

Quando o corpo está esgotado, a capacidade de concentração, a resiliência emocional e a clareza mental sofrem impactos negativos.

Como não poderia ser diferente, energia física envolve a prática de exercício físico, afinal, ajuda a regular é não só a saúde cardiovascular, mas também para aumentar a capacidade de recuperação e a resistência, graças aos hormônios que liberamos naturalmente. 

O exercício físico é descrito como uma ferramenta fundamental para liberar o estresse e renovar a energia.

Pessoas fisicamente energizadas tendem a apresentar características como maior resiliência, melhor desempenho cognitivo, mais estabilidade emocional e engajamento contínuo.

Uma dica importante é procurar alguma prática física que você goste ou tenha alguma familiaridade e desenvolva continuamente até que se torne um hábito.

Outros aspectos que contribuem para uma vida física energizada incluem boa alimentação, com multiplicidade de nutrientes; sono regulado e descanso.

  1. Conexão Emocional

Estar emocionalmente conectado é a segunda dimensão necessária para alcançar um bom desempenho, saúde mental e bem-estar sustentável. 

De acordo com o livro mencionado, a conexão emocional é fundamental para a motivação, o compromisso e a capacidade de manter um alto nível de energia ao longo do tempo

A forma como nos sentimos em relação ao que fazemos, às pessoas ao nosso redor e ao nosso propósito de vida tem um impacto profundo em nossa capacidade de permanecer engajados e resilientes diante dos desafios.

A conexão emocional é construída e sustentada de maneiras diferentes: por meio de nossos relacionamentos, tanto na vida pessoal quanto profissional, mas também envolve envolve a habilidade de gerenciar nossas emoções de maneira eficaz. 

Isso significa ser capaz de reconhecer, entender e expressar nossas emoções de forma construtiva, bem como lidar com os sentimentos dos outros com empatia e compreensão.

No entanto, nem todas as pessoas são plenamente capazes de lidar com suas emoções e dar vazão aos seus sentimentos. O acompanhamento profissional para saúde mental deve ser fortemente incentivado no ambiente de trabalho.

Além disso, uma forma de se conectar consigo mesmo, apreender e entender o que está sentindo é algo que pode ser feito também por meio de meditação ativa e meditação guiada.

A meditação ativa requer atenção plena e pode ser realizada enquanto você faz outra tarefa ou enquanto se concentra em sons ou outros estímulos. Diferentemente da meditação tradicional, ela não envolve quietude e silêncio.

A ideia é liberar a energia acumulada e acalmar a mente através do movimento, permitindo que a mente alcance um estado de presença e tranquilidade. 

Esta forma de meditação é especialmente útil para pessoas que acham difícil ficar paradas ou que têm muita energia para canalizar. Também é útil para dar motivação ao começar o dia.

Dica: a meditação ativa pode ser praticada logo ao acordar, no início do dia. Coloque músicas animadas enquanto se concentra no que precisa fazer e focalize sua mente exatamente no que está fazendo. 

Já a meditação guiada, por outro lado, é uma prática onde o praticante é guiado por um instrutor ou gravação, que o guia através de um processo meditativo. 

Durante a meditação guiada, a pessoa é conduzida por uma série de instruções que incluem, por exemplo, relaxamento corporal, visualizações, afirmações ou foco na respiração. 

A meditação guiada é recomendada para induzir o relaxamento, reduzir o estresse ou trabalhar em objetivos específicos, como melhorar a autoimagem ou lidar com emoções difíceis.

Dica: Abra um aplicativo de streaming de música no seu celular, procure pelo termo “meditação guiada” e pratique antes de dormir. Como o seu objetivo é reduzir o estresse e diminuir a energia, tende a melhorar a qualidade do sono.

  1. Foco Mental

Estar mentalmente focado é a terceira dimensão para alcançar o desempenho máximo e o envolvimento total. 

Manter o foco mental permite que nossas energias sejam direcionadas de maneira eficaz e alinhadas com nossos objetivos de curto, médio e longo prazo, sustentando nossa capacidade de concentrar a atenção em uma tarefa específica, mantendo a mente livre de distrações.

Quando estamos mentalmente focados, somos capazes de penetrar, de fato, nas tarefas do dia a dia – o que não apenas melhora a qualidade do nosso trabalho, mas também nos permite alcançar um estado de “flow”.

Por outro lado, a falta de foco mental pode levar a erros, perda de tempo e frustração. Quando a mente está dispersa ou sobrecarregada, é difícil manter a clareza e a eficiência, resultando em um ciclo de baixa produtividade e maior estresse. 

Além disso, o foco mental está ligado à capacidade de tomar decisões mais inteligentes e de resolver problemas explorando formas diversas e criativas. 

O foco mental eficaz depende do autoconhecimento porque, para direcionar sua atenção de forma produtiva, uma pessoa precisa entender suas prioridades, valores e limites. Isso permite que o indivíduo estabeleça metas claras e coesas, alinhando seu foco mental com aquilo que é mais significativo para ele.

O desenvolvimento contínuo é outro aspecto ligado ao foco mental, uma vez que o aprendizado e a melhoria contínua exigem concentração e dedicação. Para absorver novos conhecimentos, desenvolver habilidades e se adaptar a novas situações, é necessário manter um foco mental claro e direcionado.

  1. Alinhamento Espiritual

Por fim, o quarto aspecto necessário para alcançar a performance e o envolvimento total é estar espiritualmente alinhado

Os autores enfatizam que o alinhamento espiritual é fundamental para dar sentido e propósito às nossas ações, sendo a força motriz que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo diante de desafios. 

Estar espiritualmente alinhado significa viver e trabalhar de acordo com valores profundamente enraizados, encontrando significado e propósito no que fazemos.

O conceito de propósito é central para o alinhamento espiritual: quando temos um propósito claro, nossas ações ganham uma direção, e nossa energia é canalizada de forma realmente motivadora. 

Saber qual o seu propósito e entender como suas ações se direcionam a ele é uma forma de entender e dar significado à sua existência, de modo geral.

No ambiente de trabalho, o alinhamento espiritual pode se manifestar como um compromisso com causas maiores, como a ética, a responsabilidade social e a contribuição para o bem-estar dos outros. 

Pessoas que sentem que seu trabalho está conectado a algo maior do que eles mesmos são geralmente mais engajados, motivados e satisfeitos. Eles encontram significado em suas tarefas diárias, o que, por sua vez, aumenta sua produtividade e senso de realização.

Conclusão

Incentivar a saúde mental na sua equipe comercial não apenas melhora a qualidade de vida de todos os colaboradores, como também promove um ambiente mais suscetível à alta performance.

A forma mais eficiente de fazer isso é incentivar que os vendedores alinhem quatro aspectos em suas vidas: que estejam fisicamente energizados, emocionalmente conectados, mentalmente focados e espiritualmente alinhados com seus valores e propósito de vida.

Algumas formas de colocar isso em prática, envolve:

Aspecto Físico:

  • Mantenha-se hidratado e nutrido. O corpo é a base dos outros pilares e precisa de nutrientes para sustentar o engajamento;
  • Programe pausas de acordo com o seu fluxo de trabalho, evitando sobrecarga;
  • Incorpore exercícios físicos na sua rotina;
  • Busque uma rotina saudável de sono.

Aspecto Emocional:

  • Mantenha contato e conexões com pessoas que você gosta de se relacionar. Esforce-se para socializar com alguma frequência;
  • Dê atenção plena e pratique a escuta ativa quando estiver em contato com outras pessoas;
  • Crie rituais familiares;
  • Procure ajuda especializada para lidar com seus sentimentos;
  • Pratique meditação ativa e guiada diariamente.

Aspecto Mental:

  • Reserve um tempo diário para leitura: técnica, ficção, notícias ou o que preferir. Garanta que suas escolhas estão alinhadas aos seus objetivos;
  • Invista em seu desenvolvimento: busque se capacitar em lacunas de conhecimento que serão úteis ou necessárias para atingir seus objetivos pessoais e profissionais;
  • Pratique atenção plena e mindfulness.

Aspecto Espiritual:

  • Tenha um quadro de referências que reflita a vida que você deseja viver no futuro e contemplá-lo diariamente;
  • Recapitule, diariamente, sobre as atitudes que você adotou no dia e que te aproximaram de viver os seus objetivos;
  • Arrume seus espaços físicos, pare de postergar a organização, garanta que você está em um espaço confortável, limpo e organizado. Isso impacta como você se sente internamente.

O papel da liderança em vendas não se restringe a cobrar resultados: é preciso fornecer maneiras de garantir que seus liderados estejam em boas condições de entregar o que é cobrado.

Estimular estes 4 aspectos é importante não apenas para eles, como também para os gestores.

Lembre-se que uma das principais premissas do conceito de envolvimento total é gerenciar a energia, e não o tempo. Se você acha que não tem tempo para acrescentar novos ritos no seu dia a dia, pode ser hora de repensar as prioridades da sua rotina.

Gostou desse post? Compartilhe com a sua rede!

Compartilhe em suas redes!
WhatsApp
X
LinkedIn

Sumário

Posts Recentes

Fale com um especialista em Consultoria de Vendas

A Escola Exchange é uma Consultoria de Vendas B2B especializada em aceleração comercial, com foco na estruturação, crescimento e Escala. Somos especialistas na construção de processos de vendas e capacitação comercial

Consultores Escola Exchange