Mindfulness

O termo Mindfulness se popularizou nos últimos anos. Neste período, temos visto o quanto a saúde mental pode ser uma aliada da performance no ambiente de trabalho.

Seja em intervalos breves ou em um período mais longo do seu dia, o mindfulness impacta a qualidade de vida de muitas maneiras e torna o desempenho mais afiado – nos tópicos seguintes você entenderá por quê.

Neste artigo, você também verá de perto as dicas e técnicas de vendas aportadas no mindfulness que aumentarão suas vendas e melhorarão o ambiente geral de trabalho.  

Dica #1. Mentalidade Positiva

Você é o que você pensa. 

E como vendedor, as pessoas têm o poder necessário para fazer ou não as vendas. É por isso que ter uma mentalidade positiva é crucial. Para desenvolver este tipo de mentalidade, você deve focar em:

Dica #2. Escuta ativa

Sabe aquela sensação de que você está perto de alguém, ouve o que a pessoa fala, mas não está internalizando realmente e precisa pedir que repita? Isto é comum quando estamos desinteressados na conversa. É um sinal de que a escuta ativa precisa ser aperfeiçoada.

Por outro lado, quando você sente que alguém está, de fato, escutando e absorvendo genuinamente o que diz, sente um vínculo e deseja se conectar com eles em um nível mais profundo. 

Se você quer ter sucesso nas vendas, esse é o tom que você quer passar para todos os clientes. E o mindfulness te ajuda nisso!

Seja para ouvir as necessidades de um cliente recorrente ou as preocupações de um colega de trabalho, dominar as habilidades de escuta ativa ajudará bastante a incutir confiança em seu ouvinte de que você pode atender às necessidades de maneira eficaz.

A escuta ativa envolve: 

Nunca subestime o impacto positivo que a escuta ativa pode ter em suas vendas!

Diretores/Heads de vendas devem se atentar especialmente a este fator para entender o que funciona para os liderados e o que é desperdício de energia. Isso envolve, em grande parte, saber quais perguntas fazer e como lidar com as respostas.

Dica #3. Espelhamento

O espelhamento é uma abordagem da Programação Neurolinguística e ocorre quando um indivíduo replica sutilmente os comportamentos verbais e físicos de outro – e quando usado corretamente. Desse modo, é uma ferramenta poderosa em um time de vendas. 

O espelhamento pode incluir:

Se feito corretamente, o espelhamento pode ajudar a:

Acontece que se o espelhamento não for sincero, convincente ou se for óbvio demais, pode ter o efeito oposto ao pretendido. Por isso é crucial ter tato suficiente para entender os limites da sua tática e avaliar os resultados obtidos com a técnica – este deve ser o principal balizador para avaliar se está funcionando ou não.

Dica #4. Empatia

mindfulness em vendas

A empatia é definida como ser capaz de reconhecer e compreender alguns elementos sociais e emocionais, tais como… 

… daqueles ao seu redor.

Mas afinal, como a empatia pode impactar as vendas?

Você se lembra de seu último encontro com um vendedor que achava que sabia exatamente o que você queria — sem sequer parar para ouvir sua real necessidade? Então: Zero empatia. E provavelmente, zero vendas.

A capacidade de mostrar empatia permite que você tenha uma compreensão mais profunda do problema do seu cliente – e como resolvê-lo. 

Implementar a empatia como técnica de vendas pode ser tão simples quanto:

Dica #5. Meditação

Se você está se perguntando o que a meditação tem a ver com as vendas, então você pode se surpreender com o impacto que essa prática desempenha na performance de vendedores e gestores.

Uma pesquisa publicada pelo Pacific Neuroscience Institute mostrou que a meditação combate o estresse diminuindo a quantidade de cortisol que produzimos – enquanto estimula a liberação de nossos “hormônios felizes”, incluindo serotonina, dopamina e endorfina.

Com níveis de estresse mais baixos, você pode abordar seu trabalho com um maior nível de foco, assim como melhorar o desempenho.

A meditação pode ajudar a aumentar as vendas, principalmente, por:

É por isso que, se você deseja criar um ambiente de trabalho mais saudável – e aumentar as vendas – implementar uma cultura que incentive o mindfulness e a saúde mental, de modo geral, no local de trabalho pode ser benéfico para o seu time, além de ser um fator relevante para melhorar o desempenho do time de vendas.

Dica Bônus: Técnica Pomodoro

O desenvolvedor e empresário Francesco Cirillo criou a Técnica Pomodoro – uma ferramenta de gestão de tempo – no final dos anos 1980, quando era estudante universitário e usava um cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano) para organizar sua agenda de estudos. 

A princípio, ele testou diferentes intervalos de trabalho, começando com dois minutos e estendendo-os até uma hora, até perceber que eles estavam ficando muito longos para manter o foco em uma tarefa. 

Em seguida, Cirillo chegou à conclusão que o período ideal para realizar suas tarefas com total foco e concentração era 25 minutos, seguidos por 5 minutos de descanso.

De acordo com o autor, a técnica Pomodoro treina as pessoas para se concentrarem melhor nas tarefas, limitando o tempo que tentam manter esse foco e garantindo intervalos restauradores do esforço. 

Hoje em dia, há vários aplicativos e programas que ajudam a gerenciar o tempo com eficiência enquanto você se dedica aos projetos. No fim do dia, pode medir o seu desempenho e acompanhar os melhores padrões para adaptar a sua rotina e a sua gestão de tempo.

O método também os ajuda a superar suas tendências de procrastinação – um dos principais fatores responsáveis por prejudicar a produtividade.

Mas afinal, como a técnica pomodoro se conecta ao mindfulness? 

As janelas de tempo entre uma atividade e outra podem ser usadas estrategicamente. Esse período, além de desacelerar a atividade cerebral, induz o ócio criativo para que você volte às suas tarefas com mais vigor e disposição.

Essas são algumas técnicas que a liderança comercial deve conhecer e dominar para estimular a alta performance, satisfação e retenção dos funcionários. Explore novas competências no Programa de Liderança e Gestão em Vendas e torne-se um líder inspirador e que desenvolve os seus liderados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *