MEDDIC: O que é? Como aplicar em qualificação de vendas?

MEDDIC técnica de qualificação

MEDDIC é uma técnica de qualificação comumente usada em vendas B2B que ajuda vendedores a qualificar os contatos que chegam à operação, entendendo se eles atendem aos critérios necessários para avançar na esteira comercial.

Assim como MEDDIC, toda técnica de qualificação é baseada em critérios pré-definidos que permitem triar os contatos que têm chances reais de se tornarem clientes e aqueles que não estão no momento de compra, seja por qual for o motivo.

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Isso evita que os vendedores gastem tempo demais em pessoas que não querem ou precisam, de fato, do seu produto.

Dentre as metodologias de vendas mais conhecidas, como BANT e SPIN Selling, por exemplo, os critérios normalmente estão relacionados a fatores como orçamento, necessidade e autoridade.

O problema é que, em muitos casos, essas técnicas não são suficientes para qualificar o lead, principalmente quando há mais de um decisor e o processo de compra é complexo. 

Quando esse é o cenário, MEDDIC pode ser uma estratégia assertiva. Saiba mais:

O que é MEDDIC?

A metodologia MEDDIC não é tão nova: ela foi criada em 1996 por Dick Dunkel a partir da necessidade de entender por que a empresa em que trabalhava ganhava negócios, por que a empresa perdia negócios, e por que o valor dos negócios caíram.

Os autores notaram seis pontos em comum nas respostas a essas peguntas e, após algum refino, isso foi formalizado no acrônimo MEDDIC, que significa:

  • Metrics (Métricas)
  • Economic buyer (Comprador Econômico)
  • Decision criteria (Critério de Decisão)
  • Decision Process (Processo de Decisão)
  • Identify Pain (Identificação da Dor)
  • Champion (Campeão)

Veja como cada ponto é avaliado:

Metrics (Métricas)

As métricas são os indicadores quantificáveis que demonstram o impacto da solução proposta no negócio do cliente. 

Elas ajudam a criar uma justificativa palpável para ancorar a decisão da compra. 

Para que seja eficaz, é essencial que o vendedor ou SDR entenda quais números o cliente considera importantes. Alguns exemplos podem ser:

  • Economia de custos, 
  • Aumento de produtividade,
  • Incremento de receita,
  • Diminuição de turnover.

Economic buyer (Comprador Econômico)

O comprador econômico é a pessoa com o poder de tomar decisões financeiras e autorizar o orçamento para a solução. 

Identificar e engajar essa pessoa é essencial para evitar gargalos no processo de vendas. É importante entender suas motivações e os fatores que influenciam suas decisões.

Isso porque, se você gasta muito tempo apresentando e fazendo demonstrações a pessoas que não têm autoridade, de fato, a eficiência do seu processo é comprometida.

Decision criteria (Critério de Decisão)

O critério de decisão representa os critérios que o cliente utiliza para escolher uma solução – é fundamental que o vendedor tenha clareza sobre esses pontos para usar os argumentos mais assertivos no pitch

Ele pode incluir aspectos técnicos, financeiros, reputacionais ou outros. 

É essencial mapear esses critérios o mais cedo possível para alinhar sua oferta às expectativas do cliente. 

Decision Process (Processo de Decisão)

O processo de decisão busca descobrir as etapas que o cliente segue para aprovar a escolha e a compra de uma solução. 

Ter clareza sobre o cronograma e os stakeholders ajuda a planejar a venda e evitar surpresas. Além disso, ajuda o vendedor a se preparar para usar os argumentos certos de acordo com o influenciador ou decisor.

Identify Pain (Identificação da Dor)

Identificar a dor nada mais é do que compreender os desafios, problemas ou oportunidades que o cliente busca resolver e que o seu produto pode resolver direta ou indiretamente. 

Conectar a solução à dor do cliente cria urgência e valor. 

Mas tenha em mente que nem sempre as dores são latentes o suficiente para que o cliente tome uma decisão de compra

Muitas vezes, cabe ao vendedor instigar esse desafio e trazer à tona quais problemas ele pode ter ao postergar ou negligenciar a resolução do problema.

Champion (Campeão)

O campeão é a pessoa dentro da organização do cliente que defende sua solução. É como se fosse um aliado estratégico, com influência interna e interesse em ver a implementação bem-sucedida. 

Essa é uma figura estratégica para se construir um relacionamento de confiança, dando a ele os argumentos necessários para influenciar outros stakeholders.

Como aplicar MEDDIC na prática?

Ter eficácia ao qualificar seus leads envolve não só criar rapport e uma conexão genuína com seu prospect, como também fazer as perguntas certas.

Um roteiro que você pode seguir para qualificar seus contatos usando a metodologia inclui:

1. Quantificação do benefício econômico para o lead com métricas tangíveis

Métricas dão aos leads algo quantificável para atraí-los, enquanto te dá muito mais poder de convencimento.  

Apresente a eles um número impressionante de ROI ou prometa economizar X horas por semana como resultado do uso da sua solução – desde que essas informações sejam factíveis, é claro.

Mas para isso, primeiro você precisa fazer as perguntas certas, tais como: 

  • Quais são seus objetivos de vendas neste período? 
  • Quais métricas sobre custo, eficiência ou negócios você precisa atingir?
  • Qual sua meta de vendas para o próximo trimestre?
  • Como você mede o sucesso das iniciativas de vendas?

2. Identificação do tomador de decisão

O “comprador econômico” é quem vai dar a palavra final se vale a pena ou não comprar seu produto, por isso, via de regra, é quem está nas cadeiras mais altas da cadeia alimentar da empresa.

O objetivo nesta etapa é direcionar seu discurso de vendas a essa pessoa. Um pouco de trabalho investigativo no site de uma empresa ou no LinkedIn pode te ajudar a descobrir quem assume a posição de comprador econômico.

Dica: conforme o nome sugere, o comprador econômico é quem responde por qualquer lucro ou prejuízo gerado pela sua solução.

Então, se você vende serviços de SEO, por exemplo, provavelmente deve buscar o líder de marketing ou o head de growth da companhia. Ao identificá-lo, entre em contato e faça as perguntas certas. 

As respostas indicarão se você encontrou a pessoa ideal ou ajudarão a direcioná-lo para quem realmente decide. Algumas perguntas podem incluir:

  • Você é responsável por esse projeto?
  • Você é quem decide sobre a implementação de uma solução para atingir o seu objetivo?
  • Há mais alguém envolvido na tomada de decisão que precise conhecer a solução?

3. Entenda os critérios de decisão

Ao falar com um lead, muito raramente você é a única opção dele. O mais provável é que seus concorrentes já estejam mirando nele ao mesmo tempo, ou o lead ainda está considerando outros fornecedores que oferecem soluções similares ou alternativas. 

É por isso que é tão importante entender seu processo de tomada de decisão, incluindo seus critérios de decisão técnica e comercial.

Enquanto os critérios técnicos avaliam se sua solução se adapta à infraestrutura existente da organização, os critérios empresariais consideram fatores como orçamento disponível e ROI esperado.

Algumas perguntas que você pode fazer para mapear essas informações são:

  • Quais são os critérios mais importantes para você, ao tomar essa decisão? 
  • Como você está calculando o ROI deste projeto para justificar o investimento?

4. Avalie o processo de decisão do lead

Agora você chegou à etapa de descobrir como funciona o processo de decisão final de compra do seu lead.  

O processo de decisão pode ser dividido em três principais rotas: 

  1. Tomada de decisão técnica
  • Qual é o processo para tomar uma decisão técnica? 
  • Quem está envolvido e quais são os passos para tomar uma decisão final?
  1. Tomada de decisão empresarial
  • Qual é o processo para tomar uma decisão financeira?
  • Como essa compra é priorizada e em qual cronograma ela se baseia? 
  • Há mais alguém que precisa ser envolvido para aprovação? Se sim, quem e quanto tempo normalmente leva para decidir?
  1. Processo de papel (normalmente quando há envolvimento do setor jurídico)
  • Qual é o processo para preencher a papelada? 
  • Qual é o processo de revisão legal da sua parte?

5. Identifique a dor e mostre como seu produto pode ajudar

Para fazer um discurso de vendas eficaz, você precisa identificar como seu produto ou serviço pode resolver um problema que o negócio do seu lead, mesmo que isso não esteja tão evidente.

Alguns exemplos de problemas comuns de negócios são altos custos, rotatividade de funcionários e atrasos na produção

Quando você apresenta uma análise clara de custo-benefício ao seu lead, você não apenas consegue mostrar a ele exatamente quais benefícios ele terá ao escolher sua solução, como também o que acontecerá se ele não escolher

Algumas perguntas que podem ser feitas nesta etapa são:

  • Quais desafios você está enfrentando atualmente? 
  • Quais são as implicações desses desafios? 
  • O que acontece se você não fizer nada?

6. Conecte-se com um “Campeão”

Se o seu produto realmente for uma boa opção para a empresa para a qual você está tentando vender, então provavelmente haverá alguém lá dentro que pode defendê-lo.

Identifique essa pessoa, ela é a “campeã” na sua estrutura de qualificação de vendas. 

Tenha em mente que o campeão geralmente é a pessoa mais afetada pela dor que você identificou na etapa anterior, o que significa que ela também tem mais a ganhar com o que você está oferecendo. 

Pense nele como seu companheiro de equipe, assim, ele ajudará você a fechar o negócio vendendo o produto em seu nome. 

Perguntas que você deve responder aqui, enfim, são:

  • O que essa pessoa tem a ganhar? 
  • Essa pessoa tem influência sobre os tomadores de decisão? 
  • Eles conseguem explicar com precisão os benefícios do produto para a empresa?

Conclusão

Quanto mais complexo é um processo de venda, mais certeiro o vendedor precisa ser. Isso começa por uma qualificação estratégica buscando insumos para que cada touch com o lead seja assertivo e eficaz.

No entanto, com a metodologia MEDDIC, você consegue mapear os diferentes níveis de decisores e usar isso a favor da dinâmica de vendas.

Mas é fundamental fazer as perguntas certas, coerentes com o tipo de negócio do seu lead para que o discurso de vendas esteja em linha com as informações levantadas e a venda tenha maiores chances de ser concluída.

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