Exemplos de Treinamentos Corporativos

Exemplos de Treinamentos Corporativos

Conhecer alguns Exemplos de Treinamentos Corporativos são muito importantes para avaliar qual o melhor modelo para a sua empresa. Os treinamentos corporativos são um caminho para aperfeiçoamento da força de trabalho de uma empresa: os colaboradores têm acesso a conhecimento útil, prático e replicável.

Se você decidiu que está na hora de treinar a sua equipe, escolher o formato do programa de treinamento certo é vital para o sucesso da iniciativa.

Quando eles são estruturados de forma assertiva e alinhada aos objetivos da companhia, podem gerar muitos benefícios e o ROI ser realmente otimista.

Mas os diferentes formatos de treinamentos corporativos que as empresas têm à disposição oferecem vantagens e desvantagens. O seu papel como líder é ponderar o que se sobressai e melhor se alinha às expectativas e carências do time.

Leia também: Treinamentos Corporativos – O que são e como obter resultados

A Exchange compilou os principais formatos e exemplos de treinamentos corporativos. Confira:


Diferentes Formatos de Treinamentos Corporativos 

Há algum tempo o cenário de treinamento corporativo está adotando diferentes formatos e, desde a pandemia, isso foi potencializado. 

Hoje em dia, tanto a diretoria quanto o corpo funcional da empresa podem contar com conteúdo de qualidade, mesmo que isso não signifique, necessariamente, capacitações presenciais. 

Um ponto a se considerar nesse contexto é que mesmo as empresas sediadas nos lugares mais afastados dos grandes centros comerciais podem contar com treinamentos de especialistas de mercado, de forma personalizada, graças às tecnologias disponíveis.

Dentre os formatos disponíveis, temos:


Treinamentos Online

O treinamento corporativo online é a opção mais viável para empresas que têm algumas especificidades como equipes distribuídas geograficamente ou que precisam de flexibilidade para capacitar os colaboradores.

Vantagens:

  • Flexibilidade de local, permitindo que os colaboradores acessem o conteúdo de onde estiverem;
  • Flexibilidade de horário. No caso dos treinamentos gravados, o acesso pode ser assíncrono, ou seja, a qualquer momento do dia ou da noite;
  • Economia de custos com deslocamento, infraestrutura e recursos físicos;
  • Facilidade de acesso aos materiais, que podem ser revisitados a qualquer momento.
  • Ideal para empresas com equipes espalhadas ou com recursos limitados para seus programas de capacitação continuada, já que o treinamento online tende a ter um custo reduzido em relação ao treinamento in company.

Desvantagens:

No entanto, empresas que demandam maior supervisão ou interação podem enfrentar dificuldades, já que o formato online pode apresentar desvantagens como:

  • Menor engajamento e interação entre os participantes;
  • Dificuldade em monitorar o progresso individual e garantir a absorção do conteúdo;
  • Potencial para menor retenção de conhecimento, especialmente quando não há atividades “mão na massa”.

Assista à um exemplo de Treinamento Online da Exchange:

Treinamentos Presenciais

Os treinamentos presenciais, por outro lado, é a melhor escolha para empresas que valorizam a troca direta de experiências. O contato direto, físico e ao vivo entre o especialista e os participantes enrique muito a dinâmica.

Além disso, ter um ambiente controlado para discussões e feedbacks imediatos é um grande propulsor de insights


Vantagens:

  • Possibilidade de interação em tempo real com os facilitadores, com debates e soluções colaborativas;
  • Feedback imediato, o que permite aos participantes corrigir falhas ou tirar dúvidas rapidamente;
  • Maior imersão, criando uma experiência de aprendizado mais profunda e personalizada;
  • Mais engajamento por parte do time;
  • Maiores chances de retenção de conhecimento.

Em contrapartida, esse formato pode ser menos adequado para empresas com recursos limitados ou equipes dispersas.


Desvantagens:

  • Custos mais altos, devido à necessidade de infraestrutura física, deslocamento e logística;
  • Menor flexibilidade de horários, o que pode exigir pausas nas operações da empresa;
  • Dificuldade em atender a grandes equipes, especialmente aquelas geograficamente distribuídas.

Treinamentos Híbridos

Se o seu objetivo é explorar o melhor dos dois mundos, uma abordagem híbrida pode ser a saída. 

Ela combina algumas características dos treinamentos presenciais com outras dos treinamentos online. 

Um exemplo de configuração desse modelo é a apresentação de conteúdos teóricos online, enquanto atividades práticas, hands on ou de maior interação acontecem presencialmente. 

Vantagens:

  • Flexibilidade de tempo e local, com partes do treinamento online e partes do treinamento presencial;
  • Engajamento pessoal nas atividades presenciais, facilitando o aprendizado prático;
  • Personalização do treinamento, adaptando-se às necessidades específicas do time.

Desvantagens:

  • Necessidade de um planejamento detalhado para alinhar as partes online e presenciais;
  • Necessidade de infraestrutura física e tecnológica adequada para suportar os dois formatos em sinergia.

Palestras e Workshops 

Os treinamentos nem sempre assumem o formato imersivo, com atividades práticas e exposição de conhecimento teórico aprofundado em um assunto. 

Muitas vezes, o objetivo da empresa não é aperfeiçoar os colaboradores tecnicamente, mas sim fortalecer a cultura organizacional e estimular o engajamento do time.

Esse objetivo pode ser alcançado com estratégias desenhadas em um formato diferente.

As palestras, por exemplo, são ideais quando os objetivos são:

  • Transmitir informações novas para um grande número de pessoas de forma rápida e direta;
  • Kickoffs de projetos;
  • Engajamento do time;
  • Sensibilização sobre determinados temas;
  • Educação corporativa sobre temas amplos;
  • Apresentação de tendências de mercado;
  • Apresentação de mudanças internas, como estratégia Go-to-Market, produto, precificação etc.

O foco principal das palestras está na ampliação da consciência dos participantes, abordando temas que façam pensar de maneira mais crítica e direcionada sobre um determinado assunto.

Embora não proporcionem interação intensa, as boas palestras tendem a ter um forte poder de engajamento, conseguindo mobilizar não só racional, como emocionalmente o público.

Isso é especialmente comum quando o palestrante em questão consegue gerar rapport com o público de forma eficaz. 

Mas além das palestras, as empresas também podem contar com os workshops. 

Eles são mais indicados quando o objetivo, além de engajar, é proporcionar uma experiência prática e interativa sobre um determinado produto ou mercado, por exemplo.

Com grupos menores e controlados e atividades direcionadas, os workshops são ambientados para situações em que é necessário desenvolver habilidades específicas ou resolver problemas em conjunto. 

O formato workshop incentiva a participação ativa dos colaboradores, promovendo discussões, dinâmicas de grupo e a troca de ideias.

Os grandes benefícios desse formato são o estímulo ao senso de colaboração e o fortalecimento do conhecimento por meio da prática. 


Escolhendo o Instrutor para o Treinamento Corporativo

Existem muitos desafios ao montar um programa de treinamento corporativo, seja ele online, presencial ou híbrido.

Com certeza um dos principais é escolher os instrutores mais adequados e que melhor vão entender e atender a expectativa da empresa.

Isso porque um treinamento conduzido por um especialista, que já passou pelos mesmos desafios que os participantes, e que já “encontrou o caminho das pedras” vai ser percebido de forma diferente do que um treinamento feito por alguém de caiu de pára-quedas e que ainda que conheça a teoria, não sabe como ela se manifesta nos gargalos do dia a dia.

Isso quer dizer que o gatilho de autoridade deve, sim, ser considerado: ele ajuda a transmitir credibilidade e confiança aos participantes. 

Quando o público reconhece a autoridade do instrutor, tende a se engajar mais no treinamento, respeitar as orientações e aplicar os conhecimentos adquiridos com maior seriedade.


Capacitação Continuada 

O mercado é muito volátil. Essa afirmação está contemplando até mesmo aqueles nichos que costumavam ser mais conservadores e resistentes a mudanças.

Isso exige dos líderes e diretores a preocupação constante em dar munição para seus liderados lidarem com essas mudanças da forma mais eficiente possível.

Adotar uma cultura de capacitação continuada é o caminho mais assertivo para isso: você não só demonstra preocupação com o seu negócio, como também com o desenvolvimento dos colaboradores.

Existem diferentes formatos de capacitação que podem ser adotados para garantir que o aprendizado seja profundo, prático e alinhado às necessidades da empresa.

Na hora de montar a estratégia de capacitação continuada, avalie se o programa é hands-on, ou seja, se ele inclui atividades práticas.

Isso envolve atividades em que os colaboradores aplicam diretamente o que estão aprendendo, permitindo que desenvolvam habilidades específicas em tempo real. Esse tipo de treinamento é altamente eficaz em áreas técnicas e operacionais, onde a experiência prática é crucial.

A resolução de cases é outra abordagem valiosa. Aqui, os participantes são desafiados a resolver problemas reais ou simulados da empresa. 

Esse formato incentiva o pensamento crítico e a aplicação estratégica de conceitos teóricos.

Um cenário em que esse formato é altamente recomendado é quando o objetivo é desenvolver habilidades analíticas e de tomada de decisão.

Já o mentoring group nada mais é do que a mentoria feita de forma coletiva.

Esse formato é excelente para promover o crescimento individual e coletivo, criando um espaço para conteúdos direcionados e estratégicos para o dia a dia de trabalho.

Já o formato de aula tradicional continua sendo relevante em muitas situações. Ele é útil para a transmissão de conhecimento teórico, conceitos fundamentais e a introdução a novos temas

A aula, quando bem estruturada, pode ser a base para os formatos mais dinâmicos virem em seguida. 

A escolha do melhor formato vai depender dos objetivos da empresa, mas a combinação deles dentro de um programa de capacitação continuada garante que os colaboradores não apenas absorvam o conhecimento, mas saibam como e quando aplicar.


Resumo

O treinamento corporativo é a forma mais eficaz de educar o seu time em conhecimentos pontuais e úteis para a empresa de forma coletiva.

Com formatos variados como online, presencial e híbrido, a companhia deve avaliar as vantagens e desvantagens de cada um e optar pelo que melhor cobre as necessidades de flexibilidade, interação e custos da empresa. 

Mas além das capacitações formais, as palestras e workshops são eficazes para engajar e expandir a consciência dos colaboradores, sendo úteis em momentos onde o gargalo da empresa não está necessariamente na falta de conhecimento técnico, mas sim no alinhamento e motivação. 

A escolha de um instrutor com autoridade é essencial para garantir o engajamento e a adesão dos participantes, impactando diretamente no sucesso do treinamento. 

Além disso, a capacitação continuada deve ser parte da cultura da empresa, garantindo que o aprendizado seja constante e aplicado de forma prática no dia a dia.

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