Pitch pessoal é uma apresentação sobre você mesmo contendo informações-chave importantes para quem está ouvindo.
Imprimir a sua autoridade profissional é o grande objetivo aqui, e você consegue fazer isso de forma estratégica levantando os elementos que vão fazer parte da sua apresentação.
As informações que compõem o seu pitch pessoal podem variar de acordo com o contexto da apresentação, mas normalmente ela contém elementos como seu histórico profissional, principais qualificações, experiências e aspirações.
O seu pitch pessoal vai te impulsionar a atingir uma meta com mais facilidade ou te afastar dele.
Pensando nisso, compilamos neste guia os principais elementos para criar uma apresentação que endossa suas principais qualificações e que te ajuda a conquistar seus objetivos.
Leia também: O que é Pitch?
O que é Pitch Pessoal e quando usar?
Um pitch pessoal é uma maneira de permitir que alguém tenha um “overview” sobre você, profissionalmente.
É um espaço onde você pode, de forma rápida e objetiva, falar sobre suas experiências e habilidades, ou seja, é o momento que você tem para “se vender“.
Na maioria das vezes, você não vai precisar apresentar uma extensa lista sobre suas formações acadêmicas ou cursos que já fez – isso não é um currículo!
O princípio do pitch pessoal é que ele seja compacto, na medida do possível, e não uma apresentação longa e cansativa, por isso é importante que você faça um recorte das informações mais relevantes.
Esse tipo de apresentação é muito comum em:
- Eventos
- Feiras de negócios
- Palestras
- Entrevistas de emprego, respondendo à clássica pergunta: “Me conte um pouco sobre você”
- Entrevista para promoção de cargo
- Vendedores que precisam transmitir autoridade aos clientes
- Redes sociais profissionais, que funcionam como uma vitrine para potenciais novos negócios
- Networking em geral.
Você pode usar o princípio do elevator pitch para fazer o seu pitch pessoal ou, pelo menos, a introdução dele: o conceito de elevator pitch é criar uma apresentação que possa ser feita no tempo de uma “viagem” de elevador.
Imagine que ao entrar em um elevador, você encontrou o diretor de uma empresa onde você gostaria muito de trabalhar: o que você falaria sobre si mesmo durante o percurso?
Mas o que vale a pena inserir no pitch pessoal? O que deixar de fora? Fazer uma “curadoria” muito assertiva de fatos sobre você é o primeiro passo para um pitch pessoal de sucesso.
Leia também: Como gerar conexão com um cliente
Como estruturar um Pitch Pessoal?
Confira as dicas para criar um pitch pessoal – seja ele verbal ou baseado em recursos visuais – e gerar autoridade:
- Defina as informações-chave de acordo com seu público
A forma como você se vende para um recrutador possivelmente vai ter nuances diferentes da forma como você se apresenta a um possível parceiro de negócios.
Na prática, isso mostra que saber quem é o seu interlocutor é o que deve mapear as escolhas de informações que você vai apresentar.
Se você está se apresentando em uma entrevista de emprego, destaque suas habilidades e qualificações que mais interessam à empresa. Por exemplo: se você está aplicando para um cargo de vendas, habilidades como metodologias de vendas, persuasão e PNL devem ser destacadas, se você dominá-las.
Se for em um evento de networking, foque em seus interesses e objetivos que podem gerar conexões, entendendo como você pode agregar valor à pessoa ou à empresa com quem está conversando.
- Defina os elementos que vão compor o seu pitch pessoal
Agora que você sabe o que precisa destacar, defina os elementos centrais que comporão seu pitch pessoal. Ainda que eles variem conforme o seu público, esses elementos geralmente incluem:
- Quem você é: Inclua seu nome e profissão.
- O que você faz: Descreva brevemente sua área de atuação e suas principais competências.
- Resultados ou diferenciais: Destaque os melhores resultados que você atingiu ou ajudou a atingir e características que você considera diferenciais no mercado.
- Objetivo: Finalize com o que você busca, seja uma oportunidade de trabalho, parceria, ou conexão.
Ao falar de suas experiências, foque nos resultados concretos. Isso aumenta sua credibilidade e ajuda quem está te ouvindo a visualizar como você pode gerar impacto.
Alguns exemplos de resultados que podem ser destacados são:
- Aumento de receita, redução de custos, melhoria de processos ou expansão de mercado;
- Projetos importantes que você liderou ou participou ativamente
- Qualquer premiação ou reconhecimento na sua área.
- Crie uma sequência lógica e cronológica dos fatos
Tão importante quanto selecionar os elementos que vão compor o seu pitch pessoal é garantir que eles vão ser apresentados seguindo um racional claro.
Você precisa dispor as informações de uma forma que faça sentido, garantindo que quem estiver assistindo seja capaz de acompanhar a sua jornada.
Evite ficar “indo e voltando” nos fatos, isso prejudica não apenas o entendimento dos interlocutores como também põe em xeque suas habilidades comunicativas.
- Revise o storytelling
O pitch pessoal deve ser mais do que uma lista de fatos; ele precisa contar uma história que gere conexão com quem está ouvindo.
Após construir sua apresentação, revise e se pergunte:
- A minha história está clara e interessante? A história deve fazer sentido lógico e transmitir sua motivação.
- Estou conectando os pontos de maneira lógica? Cada parte do pitch deve fluir naturalmente para a próxima.
- O público consegue entender rapidamente o que me motiva? Certifique-se de que o porquê da sua trajetória está bem destacado
- Treine a apresentação até que fique natural
A prática é o que vai fazer você transmitir confiança, segurança e naturalidade ao apresentar o seu pitch.
Falar de si mesmo não é algo fácil para todos. Depois de estruturar, apresente o seu pitch a outras pessoas que possam dar feedbacks construtivos.
Se preferir, grave e veja a si mesmo tentando entender como você pode melhorar para que fique mais natural. O objetivo é garantir que você:
- Mantenha o tom certo de acordo com a ocasião
- Pareça natural e espontâneo, sem parecer um discurso decorado
- Consiga adaptar o pitch de acordo com o tempo disponível, seja em 30 segundos ou em uma conversa mais longa.
Entenda também como Gatilhos mentais para vendas influenciam nesse processo.
Conclusão
Em muitos momentos profissionais, precisamos vender o nosso peixe e mostrar o valor que podemos agregar a alguém ou a algum negócio.
Ser capaz de se vender é especialmente importante para pessoas que buscam oportunidades em áreas comerciais: se você é bom em vender a si mesmo, provavelmente vai ser visto como alguém bom em vender outras coisas.
Além das suas qualificações técnicas, lembre-se de destacar suas soft skills mais relevantes para o contexto.
No fim do dia, você precisa ser capaz de entender quais informações sobre si são mais relevantes para cada ocasião e adaptar o seu discurso conforme o contexto.
Seguindo as dicas acima você vai criar um pitch pessoal bem estruturado e alinhado aos seus objetivos.