Por que buscar Empresa de treinamento corporativo? Oferecer capacitação contínua em empresas é dever de todo líder que se preocupa com os resultados. Não basta cobrar performance: é preciso dar instrumentos para que os colaboradores se desenvolvam.
Mas escolher uma empresa de treinamento corporativo nem sempre é simples. Os tipos de capacitações podem variar e você deve considerar a que melhor atende o seu negócio, de acordo com os objetivos estratégicos.
A verdade é que o contexto de treinamento corporativo está ganhando diferentes formatos no Brasil, com inovação e conteúdo de alta qualidade sendo conduzido por profissionais que já levaram inúmeros times à alta performance.
Por outro lado, tem também cursos e programas de treinamento que não refletem os reais desafios de uma empresa e que são excessivamente teóricos ou, então, com abordagem apenas empírica.
Saiba mais sobre: Treinamentos Corporativos: O que são e como obter resultado
Selecionamos algumas dicas para te ajudar a escolher uma empresa de treinamento corporativo que se adeque às necessidades do seu negócio. Confira:
Por que Treinar é Importante?
“Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado”. Abraham Lincoln sintetiza bem a importância do treinamento corporativo nessa frase.
O treinamento corporativo se justifica por muitas razões, mas alguns dos benefícios que a capacitação proporciona são:
1. Melhor desempenho no trabalho: A estratégia de treinamento correta cria para os colaboradores um caminho estruturado para um melhor desempenho no trabalho por meio de novas ferramentas. Ou seja, com as habilidades adquiridas, os funcionários tendem a performar melhor.
De acordo com uma pesquisa divulgada na Forbes, 59% dos trabalhadores apontam que o treinamento da empresa afeta positivamente seu desempenho.
2. Melhora as habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão: Treinar habilidades técnicas é importante, mas treinar habilidades comportamentais e interpessoais é tão importante quanto.
Na verdade, um profissional orientado à resolução de problemas e tomada de decisão baseada em dados é altamente valioso para o mercado.
Programas de treinamento que buscam desenvolver o pensamento crítico, análise de dados e comunicação eficaz ajudam os funcionários a enfrentar desafios com mais assertividade e chances de sucesso.
Todos os dias os profissionais lidam com decisões que precisam tomar, desde a mais trivial até as mais importantes. Sem um senso crítico apurado, as escolhas nem sempre vão indicar os melhores resultados.
3. Preparação para futuros líderes: Uma cultura de capacitação contínua permite que as empresas criem futuros líderes.
Mais eficiente do que contratar líderes externos é treinar os profissionais internos para assumirem a liderança, e com os treinamentos, a empresa consegue modelar exatamente as habilidades estratégicas que o profissional precisa para assumir uma nova cadeira.
Por meio de cursos e programas, as empresas podem construir um pool de talentos que podem vir a assumir liderança em suas áreas.
4. Melhora a taxa de retenção de talentos: Com uma cultura de capacitação contínua, os funcionários passam a vislumbrar oportunidades e desenvolvimento de carreira, o que aumenta as chances de eles permanecerem na empresa.
De acordo com a Deloitte, empresas com uma forte cultura de aprendizagem têm taxas de retenção de 30 a 50% maiores.
Como Avaliar uma Empresa de Treinamento Corporativo?
Antes de escolher quem irá treinar o seu time, você deve saber o que precisa ser treinado, identificando as principais deficiências da companhia.
Na hora de desenhar um programa de treinamento e escolher a empresa que vai conduzir a capacitação, considere:
1. Mapeie as necessidades e gaps da empresa
Para criar uma jornada eficiente o primeiro passo é identificar onde estão os principais gaps de habilidades dentro de sua equipe.
Existem áreas em que seus funcionários estão ficando aquém ou poderiam se desenvolver mais?
Com um entendimento claro dos pontos fortes e fracos, priorize as áreas de treinamento que vão impactar de forma mais significativa o seu negócio.
2. Pesquise as empresas de treinamento corporativo
Uma vez que essas deficiências de conhecimento ou competência sejam identificadas, comece a pesquisa e verifique se as empresas consideradas contemplam essas demandas.
Mire em empresas que se especializam nas áreas específicas que você está buscando desenvolver em sua força de trabalho.
Os especialistas devem não apenas dominar as técnicas que vão ensinar, mas serem capazes de compreender os desafios reais do dia a dia de trabalho para que o treinamento reflita isso.
O próximo passo aqui é avaliar as credenciais, experiência e resultados atingidos pela empresa e pelos facilitadores.
Seja por benchmark, indicação ou pesquisas online, busque entender os resultados que outros clientes conseguiram alcançar após os treinamentos.
3. Avalie os programas e os métodos de treinamento
Quando se trata de treinamento corporativo, não funciona ter um método único e engessado. Ele precisa ser altamente personalizado e flexível para atender às reais necessidades do time.
Para encontrar o programa mais eficaz para sua empresa, é crucial avaliar diferentes metodologias de treinamento.
Compare cuidadosamente como esses métodos se alinham com os objetivos do seu negócio e, então, avalie a flexibilidade e até que ponto o programa pode ser personalizado.
Tente entender também os materiais que são disponibilizados para consultas posteriores.
4. Considere as qualificações dos facilitadores
A qualidade dos facilitadores é, de fato, um dos maiores contribuintes para o sucesso do treinamento.
Antes de se comprometer com uma empresa de treinamento corporativo, gaste algum tempo verificando o histórico e a expertise dos instrutores.
Você precisa garantir que eles atendem de fato o que se propõem e que serão capazes não apenas de fornecer treinamento teórico, mas acompanharão o time em trilhas de conhecimento prático.
5. Analisar custo e ROI
Embora o custo seja inegavelmente um fator ao escolher uma empresa de treinamento corporativo, ele não deve ser o único elemento decisivo.
Nesse quesito, o fator mais importante é olhar para a precificação com a ótica de ROI, ou seja, o quanto a equipe vai evoluir e gerar retorno sobre o investimento feito.
Considere os benefícios de longo prazo que o treinamento pode trazer para seus funcionários e sua empresa como um todo.
Para justificar esse custo à diretoria, por exemplo, você pode fazer uma projeção de como o treinamento pode ser convertido em resultados tangíveis e intangíveis.
Defina os objetivos e os indicadores de sucesso, como aumento de produtividade, vendas ou redução de erros.
Em seguida, identifique todos os custos diretos (taxas de treinamento, materiais etc.) e indiretos (tempo dos funcionários, infraestrutura).
Calcule os benefícios tangíveis, como aumento de vendas ou redução de custos, e, se possível, considere também os intangíveis, como melhoria na satisfação dos colaboradores.
Você pode usar o modelo de Kirkpatrick, avaliando treinamentos considerando quatro aspectos de avaliação: reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
6. Suporte e Follow-up
A empresa de treinamento escolhida deve dar suporte ao time e realizar os follow-ups para acompanhar a evolução do time e tirar as dúvidas remanescentes.
Valorize as empresas que oferecem recursos contínuos além da sessão de treinamento inicial, como encontros quinzenais ou mensais, acesso a materiais, reuniões online periódicas e afins.
Quais Objetivos do Treinamento?
Tenha em mente que os objetivos do treinamento corporativo devem estar alinhados aos objetivos da empresa.
Em primeiro lugar, ele deve visar aumentar os resultados globais, por meio de ferramentas e conhecimentos necessários para melhorar a performance.
Além disso, o treinamento deve ser projetado para aumentar a produtividade. Isso não quer dizer, necessariamente, que os funcionários devem trabalhar mais após os treinamentos, mas sim que eles devem conseguir trabalhar melhor, otimizando o tempo e a eficiência das tarefas diárias.
No fim do dia, isso resulta em operações mais ágeis e colaborativas.
Outro objetivo importante é expandir a consciência dos colaboradores Eles precisam entender detalhadamente o mercado, o ambiente interno e os desafios específicos do setor em que atuam.
Eles precisam entender também o impacto das decisões que eles tomam diariamente.
Por último, mas não menos importante, o programa de treinamento corporativo deve ser capaz de engajar a equipe, dando um boost de motivação e alinhamento com os objetivos da empresa, estimulando a proatividade e comprometido com o crescimento coletivo.
Como Medir o Resultado dos Treinamentos?
Existem formas diferentes de medir os resultados dos treinamentos. Algumas são mais fáceis de serem tangibilizadas, enquanto para outras é preciso ter uma ótica mais subjetiva.
Dentre as principais métricas de sucesso que você pode considerar para medir o resultado dos treinamentos, estão:
- Sensação de preparo dos vendedores;
- Taxa de retenção de conhecimento;
- Acompanhamento de metas de vendas;
- Avaliação de qualidade das interações com clientes;
- Avaliação de performance pré e pós-treinamento.
Leita também: Como Medir a Eficácia dos Treinamentos de Vendas?
Entenda como a Exchange faz Treinamento Corporativo
Um dos princípios da Exchange é levar treinamento altamente direcionado com a consciência de que o desenvolvimento não é um evento isolado, mas um processo contínuo.
Todos os nossos programas são personalizados e estruturados de acordo com a necessidade de cada operação, o que nos permite utilizar diferentes recursos de aprendizagem, gerando resultados tangíveis e mensuráveis.
As etapas que compõem nossos treinamentos são:
- Diagnóstico da operação a fim de entender os pontos fortes e as principais necessidades de conhecimento;
- Alinhamento estratégico, contemplando os cronogramas de encontros, a duração do programa, os conteúdos que vão ser abordados e os formatos;
- Curadoria de conteúdo;
- Estruturação da jornada de aprendizagem;
- Live de lançamento com todos os participantes;
- Assessment;
- Pílulas de conteúdo;
- Disponibilização de e-books;
- Pré-work;
- Aulas ao vivo;
- Mão na massa;
- Pos-work;
- Coaching group;
- Mentoring group;
- Reassessment;
- Avaliação de reação;
- Avaliação de resultados.
Clique aqui para saber mais sobre o programa de treinamentos corporativos da Exchange.