Perfil Comportamental: O que é, quais os tipos e como lidar com cada um

perfil comportamental

No ambiente de trabalho e no âmbito pessoal, provavelmente você precisa lidar com pessoas muito diferentes em termos de comportamento.

Algumas são mais reativas e impulsivas, outras racionalizam e planejam excessivamente antes de agir, outras se sentem mais confortáveis seguindo as regras à risca, enquanto outras precisam sentir que estão no comando. Todos esses aspectos são reflexos dos diferentes perfis comportamentais.

O perfil comportamental é uma categorização que engloba tudo aquilo que influencia a forma como as pessoas se relacionam e se comportam no dia a dia.

No ambiente de trabalho, entender o que motiva as pessoas, o que tira elas da zona de conforto, o que estimula e o que as ameaça é fundamental para lidar de forma assertiva com seus pares, líderes e liderados e, assim, atingir bons resultados.

O que é Perfil Comportamental?

Perfil envolve os traços e características psicoemocionais de uma pessoa, de forma resumida. Já comportamento, segundo as premissas da Psicologia, é a forma como o indivíduo reage ao ambiente em que está inserido. 

O conceito de perfil comportamental é, portanto, um resumo das características de cada pessoa, considerando principalmente a forma como elas reagem aos estímulos externos.

Isso permite identificar tendências de atitudes e reações que as pessoas podem ter e, para traçar o perfil de cada um, entra em jogo aspectos como:

  • Personalidade
  • Temperamento
  • Aspectos externos (contexto, ambiente, estímulos)
  • Aspectos fisiológicos.

No âmbito corporativo, identificar o perfil comportamental das pessoas ajuda a entender como os colaboradores tendem a agir e reagir em situações cotidianas e diante de conflitos. Além disso, também ajuda a identificar como ele irá se relacionar dentro da empresa.

Quais os perfis comportamentais?

Existem muitas teorias e abordagens na literatura, mais especificamente no campo da Psicologia, sobre perfis comportamentais, como, por exemplo, as propostas de Carl Jung, as tipologias do MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), e outras mais recentes. 

No entanto, no mercado de trabalho, a metodologia mais difundida e aplicada é a DISC.

A metodologia DISC é uma ferramenta de análise comportamental baseada nos estudos do psicólogo americano William Moulton Marston, publicados em 1928 no livro “Emotions of Normal People”

Marston investigou como as emoções humanas influenciam os comportamentos cotidianos e, dessa forma, identificou padrões previsíveis nas interações sociais. 

Esses estudos e observações resultaram na teoria DISC, que, então, dividiu os comportamentos em quatro grandes categorias, cada uma associada a um conjunto específico de características.

O nome DISC é um acrônimo das quatro dimensões comportamentais: 

  • Dominância
  • Influência
  • Estabilidade
  • Conformidade

A metodologia foi amplamente difundida e adaptada para o mundo corporativo, onde é usada em processos de seleção, assim como para desenvolvimento de equipes, liderança e melhoria da comunicação interpessoal.

Os perfis comportamentais consideram:

1. Dominância (D)

A Dominância está relacionada aos traços de assertividade, determinação e foco em resultados. 

Indivíduos com alta dominância tendem a ser diretos, competitivos e muito focados nos objetivos e são melhor aproveitados em ambientes dinâmicos e de alta responsabilidade, por isso, tendem a ser líderes natos.

Normalmente, pessoas Dominantes são motivadas pela vitória, competição e sucesso. Ou seja, são pessoas que priorizam a ação, a aceitação de desafios e a obtenção de resultados e são frequentemente descritos como diretos e exigentes, obstinados, motivados e determinados. 

Dicas para lidar com pessoas Dominantes:

  • Ao se comunicar com pessoas com alto teor de dominância, evite fazer rodeios antes de chegar ao ponto. 
  • Se possível, apresente resultados tangíveis desde o início da conversa. 
  • Seja breve, mantenha o foco, evite generalizações e evite ser repetitivo. 
  • Atenha-se às soluções em vez dos problemas.

2. Influência (I)

A Influência tem relação com os traços de sociabilidade, entusiasmo e persuasão. 

Pessoas com alta influência tendem a ser extrovertidas, carismáticas e gostam de interagir uns com os outros. 

Isso indica que pessoas com predominância de influência no perfil comportamental se dão muito bem em ambientes colaborativos e que promovem e estimulam a inovação e criatividade.

Pessoas com perfil influente também tendem a ser motivadas pelo reconhecimento social. Elas priorizam a ação, a colaboração e a expressão de entusiasmo e, de modo geral, são pessoas amigáveis, confiantes, otimistas, entusiasmadas e convincentes.

Dicas para lidar com pessoas Influentes:

  • Ao se comunicar com pessoas com perfil influente, compartilhe suas experiências e dê espaço para que façam perguntas e conversem. 
  • Concentre-se nos aspectos positivos da conversa.
  • Evite sobrecarregá-los com detalhes desnecessários.
  • Tente não interromper enquanto falam.
  • Algumas vezes, pessoas influentes podem perder o foco e ficarem dispersas, isso exige que tenham um acompanhamento mais rigoroso com a gestão de tempo e tarefas.

3. Estabilidade (S)

Estabilidade engloba os traços de paciência, lealdade e estabilidade emocional. 

Indivíduos com alta estabilidade tendem a ser pessoas cooperativas e que valorizam a harmonia nos relacionamentos sociais e profissionais.

São pessoas altamente motivadas pela cooperação, pela segurança e pela consistência. Por isso, são pessoas que priorizam dar apoio, colaborar e manter a estabilidade.

Também são pessoas que tendem a ter temperamento calmo, paciente, previsível ​​e consistente.

Essas características fazem do perfil estável boas opções para trabalharem em ambientes com processos bem definidos, isso porque elas se sentem confortáveis e prosperam em locais com rotinas e previsibilidade.

Por outro lado, são pessoas que podem apresentar maior relutância a mudanças e se sentirem desconfortáveis em locais de alta pressão.

Dicas para lidar com pessoas Estáveis:

  • Ao se comunicar com indivíduos com predominância do estilo Estabilidade, seja empático e amigável.
  • Busque expressar seu interesse por eles.
  • Deixe claro o que você espera deles. 
  • Seja educado e evite confrontos.
  • Esclareça o porquê das coisas.

4. Conformidade (C)

Já a Conformidade reflete os traços de precisão, atenção aos detalhes e conformidade com regras. 

Pessoas com alta conformidade são analíticas, organizadas e têm um forte senso de responsabilidade.

São pessoas que normalmente se motivam por oportunidades de adquirir conhecimento, mostrar sua experiência e produzir um trabalho de qualidade

Eles costumam priorizar a precisão, manter a estabilidade e desafiar suposições

Muitas vezes são descritos como cuidadosos, analíticos, sistemáticos, diplomáticos e precisos. 

Por outro lado, em busca de entregar algo perfeito, podem procrastinar devido a uma autocrítica excessiva, além de apresentarem tendência a evitar conflitos que podem ser úteis.

Note que, aqui, o termo “conformidade” não é usado como sinônimo de “conformismo”, mas sim como alguém que age “conforme” às regras, premissas e boas práticas.

Dicas para lidar com pessoas com altos traços de Conformidade:

  • Ao se comunicar com indivíduos cujo perfil predominante é a Conformidade, concentre-se em fatos e detalhes.
  • Minimize apelos emocionais ou uma conversa muito apelativa. 
  • Busque ser paciente e diplomático.
  • Se preciso, crie um ambiente de planejamento e mensuração de riscos.
  • Estabeleça regras e orientações sempre que necessário.

Usando DISC no mercado de trabalho

Por ser uma metodologia altamente voltada às características que ajudam a entender como cada pessoa é motivada e estimulada, usar o DISC no ambiente de trabalho é algo que pode ser muito frutífero para determinar a melhor maneira de se comunicar e agir com os colaboradores.

Mas aqui, vale um ponto de atenção: o perfil comportamental não deve ser encarado como uma “sentença”, mas sim como oportunidade de explorar os pontos fortes e desenvolver positivamente os pontos de atenção.

Por exemplo: pessoas com alta predominância do perfil de Conformidade tendem a ser relutantes a mudanças, mas são minuciosas em seus trabalhos. Por isso, ao introduzir novas práticas ou processos, é importante envolver essas pessoas desde o início, explicando detalhadamente os benefícios e os passos a serem seguidos, para que elas se sintam seguras e possam usar sua precisão para garantir que a transição seja bem-sucedida.

Outro ponto importante a se considerar é que, ainda que as pessoas tenham um perfil dominante, normalmente elas têm um perfil secundário que também orienta suas ações. 

Por exemplo: uma pessoa pode ter predominância do perfil Dominante e Influente. As características comportamentais apresentadas no dia a dia indicam quais os perfis de cada pessoa.

No trabalho, as ponderações precisam ser feitas considerando esses aspectos para tirar o melhor proveito dos colaboradores.

Dito isso, a metodologia DISC é amplamente aplicada em:

  • Recrutamento e seleção: Para garantir que o perfil do candidato se alinhe à cultura e às necessidades da empresa.
  • Desenvolvimento de equipes: Para compreender as diferenças entre os membros para promover colaboração e eficácia.
  • Gestão de conflitos: Para identificar as causas de divergências e melhorar a comunicação.
  • Aprimoramento de lideranças: Para auxiliar gestores a adaptarem seu estilo de liderança ao perfil de cada colaborador.

Traços de personalidade

Além do perfil comportamental, outro fator impacta significativamente o temperamento e a forma como as pessoas lidam com seus desafios, oportunidades e como conduzem o dia a dia.

Os traços de personalidade, na verdade, são baseados na teoria dos temperamentos, que começou com Hipócrates na Grécia Antiga e foi expandida por Cláudio Galeno, que associou os humores aos quatro temperamentos: 

  1. Sanguíneo
  2. Colérico
  3. Melancólico
  4. Fleumático

A teoria foi refinada ao longo dos séculos e desatualizada cientificamente, e geraram grandes contribuições também para o âmbito corporativo e comercial.

Entenda melhor as características de cada um desses temperamentos:

1. Sanguíneo

Características principais: extrovertido, enérgico, comunicativo e entusiasmado.

Dentre os pontos fortes, podemos destacar:

  • Ótima capacidade de socialização;
  • Facilidade em se expressar e cativar pessoas;
  • Energia contagiante e atitude otimista;
  • Adaptabilidade em ambientes dinâmicos.

Mas alguns pontos precisam de atenção, afinal, são pessoas propensas a:

  • Serem dispersas e desorganizadas;
  • Podem ter dificuldade em concluir tarefas;
  • Têm propensão à superficialidade nos relacionamentos,

2. Colérico

Características principais: determinado, proativo, líder nato e ambicioso.

Os pontos fortes das pessoas coléricas geralmente incluem:

  • Foco em resultados e metas;
  • Alta energia e resiliência para enfrentar desafios;
  • Espírito de liderança e habilidade para tomar decisões rápidas;
  • Tendência a ser visionário e estratégico.

A contraparte é que existem alguns pontos de atenção, como:

  • Tendência à impaciência e autoritarismo;
  • Pode ignorar sentimentos alheios em prol de objetivos;
  • Propensão a ser controlador e rígido;
  • Dificuldade em lidar com críticas ou erros pessoais.

3. Melancólico

Características principais: introspectivo, analítico, perfeccionista e emocional.

As principais vantagens de pessoas com predominância desse temperamento são:

  • Alta capacidade de análise e atenção aos detalhes;
  • Dedicação e comprometimento com a qualidade;
  • Empatia e sensibilidade aos sentimentos alheios;
  • Tendência a ser profundo e reflexivo em pensamentos.

Por outro lado, eles podem ter fraquezas como:

  • Propensão ao pessimismo e autocrítica excessiva;
  • Podem ser indecisos e resistir a mudanças;
  • Sensíveis a críticas, o que pode gerar insegurança;
  • Tendência a focar nos problemas em vez das soluções.

4. Fleumático

Características principais: calmo, equilibrado, diplomático e confiável.

Pessoas com predominância de temperamento fleumático tendem a ter pontos fortes como, por exemplo:

  • Habilidade de manter a paz e evitar conflitos;
  • Persistência e estabilidade emocional;
  • Boa capacidade de ouvir e mediar situações;
  • Adaptabilidade e confiabilidade em equipes.

Por outro lado, elas também podem apresentar:

  • Tendência à procrastinação e falta de iniciativa;
  • Pode evitar confrontos, mesmo quando necessário;
  • Propensão ao conformismo, evitando mudanças;
  • Dificuldade em expressar emoções ou opiniões.

Importante: embora as pessoas tenham predominância de um temperamento, normalmente elas têm características de um temperamento secundário que ditam seus comportamentos e escolhas pessoais e profissionais.

É sempre interessante avaliar não apenas o perfil comportamental ou o temperamento, mas sim ambos em conjunto. Isso dá um panorama mais completo e detalhado sobre o perfil de cada pessoa.

Por que é importante conhecer sobre perfil comportamental?

1. Motivação e engajamento:

Conhecer os perfis comportamentais dá munição para os gestores identificarem o que motiva cada colaborador, adaptando estratégias para aumentar o engajamento da equipe. 

Por exemplo, pessoas do perfil de Influência podem se sentir mais motivadas com reconhecimento público, enquanto as do perfil de Conformidade respondem melhor a elogios relacionados à precisão e à qualidade do trabalho.

2. Desenvolvimento e treinamento:

Conhecer o perfil comportamental também possibilita personalizar programas de treinamento de acordo com as características e necessidades individuais. 

Perfis de Dominância, por exemplo, podem se beneficiar com desafios e metas práticas, enquanto perfis de Estabilidade podem preferir abordagens que promovam segurança e suporte ao longo do aprendizado.

3. Cultura organizacional:

Uma empresa que valoriza e utiliza a diversidade de perfis comportamentais tende a criar uma cultura mais inclusiva e colaborativa. 

Reconhecer e respeitar as diferenças fortalece o trabalho em equipe, melhora a comunicação e reduz conflitos. Mas também cria um arsenal de talentos múltiplos e diversificados, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

4. Autoconhecimento:

Estimular os colaboradores a identificar seus traços comportamentais, seus pontos fortes e fracos e suas tendências de temperamento é uma forma de promover o autoconhecimento.

Isso é um benefício porque eles passam a entender melhor suas áreas de melhoria, seus potenciais e como se posicionar nas equipes. 

Por exemplo, um indivíduo com perfil de Influência pode reconhecer sua habilidade de inspirar, mas também trabalhar para melhorar a atenção aos detalhes.

5. Redução de turnover

Empresas e líderes que compreendem os perfis comportamentais conseguem alinhar melhor as pessoas às funções adequadas, diminuindo a insatisfação e a rotatividade. 

Por exemplo: um colaborador alocado em uma posição que explora suas forças tende a ser mais produtivo e menos propenso a deixar a companhia ou o cargo, o que reduz custos com demissões e recontratações.

Ou seja, isso mostra o quanto o alinhamento com perfil comportamental precisa fazer parte da cultura da organização desde a contratação.

Como identificar um perfil comportamental?

Hoje em dia existem muitas formas de conhecer o próprio perfil comportamental e de colaboradores.

O primeiro passo, certamente, é buscar desenvolver autoconhecimento para avaliar quais são suas inclinações, motivações, tendências de comportamento, temperamento (mais impulsivo ou mais racional), o que te tira da zona de conforto, preferências e afins.

Mas além disso, existem métodos mais pragmáticos e objetivos, como os testes comportamentais baseados em metodologias como o DISC.

Hoje em dia você pode encontrar na internet muitas ferramentas de mapeamento de perfil comportamental para uso pessoal ou corporativo.

Algumas dessas ferramentas têm funções adicionais como dicas de como lidar com cada perfil, sugestão de abordagens e testes complementares e afins.

É sempre importante entender que, no fim do dia, somos seres humanos lidando com seres humanos e sermos intencionais em nossas condutas pode fazer toda a diferença nos resultados e na construção de relacionamentos no ambiente de trabalho.

Como aplicar esses conceitos para desenvolver a Liderança?

Ser líder exige ter autoconhecimento sobre os pontos fortes e fracos e agir para mitigar as fraquezas enquanto expande as oportunidades que as fortalezas podem proporcionar.

Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é identificando o perfil comportamental.

A boa notícia é que existem ferramentas para fazer isso. Aqui na Exchange, costumamos indicar a Thomas, ferramenta que permite realizar um diagnóstico e, então, ter acesso ao relatório com as informações mais importantes sobre seu perfil comportamental. Clique aqui para saber mais sobre o teste DISC.

Dessa forma, a partir do resultado, você pode criar um plano de desenvolvimento realmente assertivo e eficaz, alinhado às suas necessidades e objetivos!

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